Carregando

ALERGIA AO LEITE DE VACA: COMO IDENTIFICAR?

Já ouviu falar que uma criança tem  alergia ao leite de vaca? Sabe o que isso significa? Sabe reconhecer esse problema? Então preste atenção nesse texto ou nesse vídeo porque é sobre isso que eu vou falar.

A alergia ao leite de vaca ou como é chamada na medicina alergia à proteína do leite de vaca é mais comum do que as pessoas imaginam. Até 3% das crianças pode ter esse problema e por isso é considerada a alergia alimentar mais comum da infância.

Alergia ao leite é diferente de intolerância à lactose.  Na intolerância à lactose o que ocorre é um problema de digestão. A pessoa com esse problema não digere corretamente a lactose (que é um açúcar presente no leite) e como consequência disso, surgem os sintomas de desconforto abdominal, gases e diarreia. Ocorre também em crianças, mas é muito mais comum em adultos.

Já a alergia à proteína do leite, como o próprio nome diz, não é um problema de digestão do açúcar do leite e sim do fato de o organismo da criança entender as proteínas do leite de vaca como algo estranho ao corpo e, na tentativa de combater essas proteínas, provoca um processo inflamatório que pode ter manifestações em várias partes do corpo.

Normalmente essa alergia começa quando a criança começa a se alimentar com leite de vaca mas é importante saber que pode  ocorrer mesmo em bebês que só se alimentam com leite materno. A razão disso é que parte das proteínas do leite de vaca que a mãe está consumindo no dia a dia na forma de leite, queijo, requeijão ou outros derivados pode ir para o leite materno. Se o bebê é alérgico basta uma pequena parte da proteína para ativar essa alergia.

Mas afinal de contas, quais são os sintomas que os pais devem ficar atentos para suspeitar que o filho ou filha tem alergia à proteína do  leite de vaca?

Os sintomas podem ser gastrointestinais, como:

  • Dor de barriga frequente
  • Diarreia persistente
  • Náuseas e vômitos após tomarem leite
  • Sangue nas fezes
  • Pode ainda ter refluxo do estômago para o esôfago e cólicas nos bebês, levando a irritabilidade
  • A criança passa a recusar comer e com isso pode ter dificuldade para ganhar peso e altura. Ao notar que ela está tendo dificuldade em ganhar peso ou crescer em altura, ou que está mais irritada que o normal ou ainda, com muitas cólicas, é hora de procurar o médico.

Na pele deve-se ficar atento principalmente a manchas vermelhas que aparecem de repente, coceiras pelo corpo e inchaço nos olhos ou nos lábios, que na medicina é chamado de angioedema.

Pode ocorrer ainda sintomas respiratórios como tosse crônica, chiados no peito, nariz entupido dentre outros.

Tem uma situação que tem que se preocupar pela gravidade do caso e que na medicina é conhecido como de sinal de alerta: se após a ingestão do alimento houver surgimento rápido de lesões de pele, ou inchaços no rosto em conjunto com falta de ar e dificuldade para respirar, ou muita dor abdominal e vômitos, isso pode ser uma reação alérgica de forte intensidade chamada de Choque Anafilático. Isso é uma emergência médica e deve procurar imediatamente um Pronto Socorro.

Os sintomas de alergia à proteína do leite são muito comuns e presentes também em várias doenças frequentes em crianças como gripes, viroses intestinais outros tipos de alergia.

O que vai chamar mais a atenção para a suspeita de alergia à proteína do leite, além desses sintomas, são 3 características:

  • os sintomas geralmente são crônicos pois a alimentação dos lactentes tem como base a dieta láctea;
  • existe uma relação direta com uso do leite, que é surgimento dos sintomas após a ingesta do leite ou algum derivado sem nenhuma possibilidade de ter alguma outra virose envolvida.
  • melhora dos sintomas apos a suspensão do uso do leite de vaca ou pela criança ou pela mãe, no caso dos bebês.
  • Quando houver suspeita que a criança está com alergia à proteína do leite de vaca, deve-se procurar um médico Pediatra.

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda, te informar: você estando bem informado ajuda seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento.

Você Sabia?

Você sabia que grande parte das crianças que apresentam alergia à proteína do leite de vaca vão desenvolvendo tolerância ao leite com o passar dos anos e podem voltar a consumir o leite de vaca e derivados?

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites