Carregando

ALUCINAÇÃO É UM PROBLEMA DE SAÚDE?

Você conhece alguém que está escutando alguém falar que ninguém escuta ou está vendo coisas que ninguém vê? Isso pode ser uma Alucinação!

Preste atenção nesse vídeo ou leia atentamente o texto porque é disso que será falado : Alucinação. 

O tempo todo estamos captando as informações nossas e do ambiente ao nosso redor. Fazemos isso através dos nossos sentidos:Audição , Visão , Olfato , Tato e Paladar.

Cada um tem seus sensores que captam os estímulos e enviam para o cérebro interpretar.

Só para  exemplificar, quando estamos diante de um objeto a imagem é captada pelos olhos que são os sensores da visão. Esses enviam uma mensagem para o cérebro que processa e interpreta e ao final concluímos: é uma lâmpada!

Então o que é alucinação ?

Alucinação é a alteração ou na recepção ou na interpretação desses estímulos  relacionados aos nossos 5 sentidos, o que chamado de alterações senso-perceptivas. É um sintoma de algum transtorno mental – Neurológico ou Psiquiátrico.

As pessoas podem ter sintomas de ouvir vozes , de enxergar algo que ninguém vê ou sentir cheiros diferentes que ninguém percebe.  Algumas pessoas ainda sentem que há pequenos bichos andando sob a pele, mas ninguém  identifica ao olhar! Tudo isso pode ser alucinação.

Existe um questionamento  daquelas pessoas que veem pessoas que ninguém vê, por exemplo, se isso não poderia ser algum dom ou fazer parte da religião da pessoa. Realmente em condições específicas, como em contexto religioso, essas alterações senso-perceptivas podem não ser consideradas um problema de saúde. Entretanto, se essa pessoa estiver diante de uma alteração senso-perceptiva como uma alucinação, em geral trata-se de um transtorno mental e consequentemente vai ser acompanhada de outros sintomas ou características.

Essas situações exigem atenção para alguns pontos :

  • histórico de doença psiquiátrica
  • características da alucinação – as alucinações que acompanham os transtornos mentais são auditivas e, em geral, tratam-se de vozes.

Se for esse o caso devemos notar também:

  • isolamento social
  • dificuldade de realizar atividades habituais
  • idéias tidas como absurdas, fora da realidade e nao compartilhadas por ninguém que na medicina é chamada de delírio

Frequentemente, as ideias fora da realidade envolvem persecutoriedade, isto é, o sujeito se sentir perseguido, seguido, olhado e investigado.

A esse conjunto de sintomas chamamos de psicose, e frequentemente diante dessa apresentação clínica tem-se uma esquizofrenia, um problema de saúde grave e que exige atenção médica!

Essa pessoa tem algum sintoma depressivo? Está o tempo todo triste, desanimado, sem estimulo para fazer nada? Tem histórico de Depressão?

Ou então está muito agitado, acelerado, muito tempo sem dormir? Tanto a Depressão quanto a Mania, que está presente no Transtorno Bipolar, podem ter alucinações e é fundamenta que o médico saiba o que está acontecendo para se chegar no diagnóstico.

Ele é ou foi viciado em álcool o que popularmente chamado de alcóolatra?

No caso do álcool, quadros alucinatórios ocorrem em geral na abstinência, ou seja, após longos anos de uso constante e a pessoa reduz ou elimina o uso da substância. Nesse caso, as alucinações vem com confusão mental e exigem hospitalização com urgência!

Fez ou faz uso de drogas?

Maconha, cocaína e crack podem causar alucinações tanto no momento do uso, isto é, quando a pessoa está intoxicada pela droga, e após meses de uso. Nesses casos, principalmente em relação à maconha, normalmente as alucinações são acompanhadas de delírios, de maneira que, assim como a esquizofrenia, se trata de um problema de saúde grave e que exige atenção médica!

Ou seja , só para ficar claro :

Deve-se saber se a pessoa usa ou usou drogas porque se ela usou hoje ela pode ter alucinações hoje, mas pode também depois de meses começar ver coisas e falar coisas sem nenhuma conexão com a realidade que também é por causa da droga!

A pessoa tem algum problema neurológico ? Tem convulsões?

Muitos problemas neurológicos podem causar alucinações. Uma das mais importantes é a epilepsia. Pessoas com epilepsia podem ter alucinações antes, durante ou depois das crises epiléticas. Nesse caso deve se observar se junto com as alucinações ocorrem convulsões, abalos motores, quedas ou paradas comportamentais. De qualquer maneira, uma avaliação médica deve ser capaz de identificar se as alucinações do sujeito em questão tem relação com crises epilépticas e deve também orientar um tratamento apropriado.

Enfim ,  alucinações são fenômenos complexos e com diversas causas.

Conhecendo alguém com esse problema, lembre-se dos sintomas acima descritos  e procure um medico Psiquiatra.

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda. Te informar para que você ajude seu médico a fazer o diagnóstico correto e tratamento mais adequado.

VC SABIA?

O uso de drogas é uma causa importante de alucinações e delírios e que é ainda pior se usado na infância e adolescência?

Sabemos que o uso precoce de drogas, isto é, na infância ou adolescência, gera problemas ainda maiores do que entre os adultos.

Assim, sabemos que a infância e a adolescência é um período da vida especialmente vulnerável a substâncias de abuso, e portanto deve ser protegido!

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites