Carregando

CÂNCER DE MAMA: CARACTERÍSTICAS E COMO IDENTIFICAR

Você tem medo de ter Câncer de mama ? Sabe em que situações vc deve procurar o médico? Então leia atentamente esse textou preste atenção no vídeo porque é sobre isso que será falado : Câncer de Mama.

A primeira informação que vc deve saber é que Câncer de mama é muito mais freqüente do que as pessoas imaginam .

Estima-se que 1 em cada 8 mulheres terá Câncer de mama em algum momento da vida .

Quanto maior a idade da mulher maior o risco . Em mulheres com idade abaixo de 35 anos é muito raro se tornando mais comum após os 50 anos .

O que uma mulher deve reparar que pode estar associado ao tumor de mama: 

Nódulos na mama  

Nódulo na mama é o sintoma mais comum do Câncer de mama . Mas é importante destacar que nódulo na mama pode ser benigno ou maligno e é muito mais comum ser benigno chamado Fibroadenoma .

Se a mulher tem um nódulo na mama ela deve reparar em algumas  características que ajudam a diferenciar o nódulo benigno do maligno que é o tumor :

O nódulo benigno nao é duro , é  macio, regular, com bordas nítidas e móvel no tecido mamário, ou seja vc quando vc aperta , ele pode ir para um lado ou para outro . Tudo isto é bem diferente do nódulo maligno que é o nódulo do câncer de mama, que geralmente é endurecido, irregular, não é possível definir os seus limites e é  fixo na mama , ou seja , a mulher não consegue tirar ele do lugar.

Papila mamária ou popularmente conhecido como bico do seio

A característica relacionada ao Câncer é a inversão do bico principalmente se for de uma mama só .

Não é só câncer que causa isto, mas a mulher deve ficar atenta.

Secreção  pelo bico do seio

A  saída de secreção que na medicina chamamos de  descarga papilar mais relacionada ao câncer tem as seguintes características :

  • sanguinolenta ou cristalina (tipo “água de rocha”)
  • espontânea ou seja sai sozinha sem ter que apertar
  • normalmente de apenas uma mama  e que sai de um ducto apenas (e não de todo o bico).

Gânglios aumentados, popularmente chamados de ínguas,  na axila  

Normalmente o aumento desse gânglios está relacionado a doenças inflamatórias ou infecciosas, mas como esses gânglios são um importante lugar de metástase do Câncer de mama , sempre devemos excluir essa possibilidade.

Existem mais duas situações importante a saber:

  • úlceras que sao feridas  na  mama
  • mastites ( que são infecções de mama) que não melhoram com o tratamento . Quando isso ocorre devemos investigar a presença de um tumor raro chamado Carcinoma inflamatório.

O  ponto mais importante a ser destacado   relacionado ao Câncer de mama é que quanto antes for feito o diagnóstico maiores são as chances de cura.

Quando surgem os sintomas que foram mencionados  o Câncer normalmente não está mais na fase inicial.

O tumor quando está no inicio não dá sintomas ,  a mulher não sente nada !!! A forma de descobrir o tumor nessa fase inicial é através de exame de rastreamento chamado Mamografia. É por isso a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que toda  mulher com idade acima de 40 anos deve fazer a mamografia todo ano . Essa é a principal mensagem desse texto/ vídeo.

Se a mulher  notar qualquer um desses sintomas que foram citados ou mesmo para fazer o acompanhamento anual  ela deve procurar o médico Ginecologista e de preferência o Mastologista

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda : te informar . Vc estando bem informado ajuda seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento

Vc sabia

Que Obesidade e sedentarismo aumentam o seu risco de câncer de mama ?

Pratique atividade física

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites