Carregando

DOR NO CORPO NÃO RELACIONADA AO EXERCÍCIO

Você está tendo muita dor nos músculos do corpo? Está preocupado porque sente a dor mas não sabe porque ela ocorre? Então veja o viídeo ou leia esse texto com atenção porque é disso que será falado.

Dores musculares são bastante comuns e o objetivo do texto é explicar a dor muscular que não tem relação com o exercício,  aquela dor no corpo que sentimos e não tem explicação clara.

É importante notar algumas características antes de procurar o médico.

LOCALIZAÇÃO DA DOR –  Para facilitar o entendimento vou dividir a causas em dois grupos que são as dores generalizadas e as dores localizadas.

Dores Generalizadas

Se a dor é no corpo todo ou em diferentes lugares ao longo do tempo a primeira informação que deve saber é:

– Pode ser uma doença infecciosa. Existem infecções que podem causar reações generalizadas de dor muscular. Dentre elas podemos destacar 2:

  • as gripes – que além de coriza, tosse, espirro, dores de cabeça, dores de estômago podem também ocorrer dores musculares generalizadas ou em alguns casos mais localizadas, como nas panturrilhas ou nos braços.
  • o segundo grupo são as viroses que estão cada vez mais importantes no Brasil  – Dengue , Zika e Chikungunya. Nesses, além da dor muscular que é muito intensa, é comum a presença de outros sintomas como febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, falta de energia e em alguns casos, conjuntivite.

– Pode ser devido ao uso de algum remédio. Importante notar se as dores começaram após o início do uso de algum remédio.

– O efeito colateral de muitos medicamentos pode causar dor muscular principalmente as Estatinas ( Sinvastatina , Atorvastatina ) que são usados para baixar o colesterol e triglicérides.

– Existem algumas doenças que podem também causar dor no corpo. Importante notar se a dor está presente há bastante tempo. Além disso, deve-se notar a presença de sintomas como cansaço ou depressão. Uma das principais causas de dores crônicas pelo corpo é a Fibromialgia.

Além das dores de média para alta intensidade em diferentes lugares no corpo  é comum apresentar:

  • Sintomas depressivos como falta de energia, cansaço que muitas vezes está presente logo que acorda.
  • Dor de cabeça chamada cefaleia tensional.
  • Dor de barriga e desarranjo intestinal presente na Síndrome do intestino irritável.

Tem um outro aspecto que é muito frequente. Quem tem fibromialgia normalmente procura muitos e diferentes  médicos antes de chegar no diagnóstico. Isso acontece porque a pessoa tem dor no ombro e procura o médico especialista em ombro, mas na avaliação e nos exames não há nada de alterado. Tempo depois a pessoa tem dor no quadril e nada está alterado. Passa mais um tempo e dor no joelho. Depois, dor peito e assim sucessivamente e em nenhum dos casos existe uma alteração que justifique a dor.

Essa é a historia típica e é exatamente o entendimento de dores difusas pelo corpo “sem explicação clara” associados aos outros sintomas que citei é que definem o diagnóstico de fibromialgia. Reforço: o diagnóstico não é definido por exames. O diagnóstico é clinico e por isso é tão importante prestar atenção nos sintomas.

Dores localizadas

As dores musculares localizadas normalmente são causadas por uso exagerado ou inadequado de alguns grupos musculares.

Uma das principais causas são as lesões de esforço repetitivo. Importante notar se há a repetição do mesmo movimento ou exercício muitas vezes. O movimento repetido pode causar uma inflamação dos músculos, tendões, ligamentos e articulações. Isso ocorre em quem faz o mesmo movimento muitas e muitas vezes como digitadoras, costureiras, músicos etc. Portanto é fundamental informar corretamente ao médico a localização da dor e que tipo de movimento é feito repetidamente.

Uma outra causa muito importante de dor localizada é a dor miofascial. Nesse caso, além da dor no músculo pode-se apresentar:

  • rigidez do músculo que fica tenso e dolorido
  • fraqueza
  • limitação do movimento
  • pontos dolorosos chamados pontos-gatilhos. Estes são pontos dolorosos em grupos musculares que, ao serem pressionados, causam dor e irradiação dessa dor para lugares específicos e que normalmente são os lugares em que a pessoa está tendo queixa. Cada grupo muscular tem o seu ponto gatilho.

Existem causas mais raras de dor no músculo como as doenças do próprio músculo em que normalmente ocorrem dor e os músculos vão atrofiando e ficando progressivamente mais fracos.

Existem muitas causas de dor no músculo sem exercício. Preste atenção nos sintomas foram apresentados e procure um médico, que no caso pode ser um Clinico Geral, um Fisiatra ou um Ortopedista.

Vc sabia

O tratamento ideal para Fibromialgia e Dor miofascial  não é só remédios ? O tratamento mais recomendado deve contemplar diferentes abordagens e deve ser feito por uma equipe multidisciplinar com Médicos , Fisioterapeutas , Psicólogos e Educadores Físicos.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites