DOR NO OMBRO: O QUE PODE SER?

Você já teve ou conhece alguém que já teve dor no ombro?

Então preste atenção nesse texto ou nesse cideo que é sobre isso que vou falar. Dor no ombro.

Dores nos ombros são umas das maiores causas de procura do ortopedista e a coisa mais importante que se deve saber é se a dor vem do ombro ou se ela vem de outro lugar e se irradia para o ombro.

Pra saber isso a primeira pergunta que tem saber responder é: qual é o local principal da dor?

Dores irradiadas para o ombro podem ter origem em outros locais como, por exemplo, a coluna cervical e acabam irradiando para o ombro e o braço. Porém, geralmente a dor não é muito bem localizada e pode estar associada a formigamento do braço.

 As dores de ombro propriamente ditas  são originadas geralmente em 3 regiões e que são:

Região Subacromial –  Dores localizadas na parte lateral do ombro e se irradia um pouco para o braço está mais frequentemente associada a alterações da região Subacromial. Nessa região que são encontradas as tendinites e calcificações dos tendões, principalmente de um grupo chamados de Manguito Rotador e também a inflamação da Bursa, que é conhecida como Bursite.

As principais características das tendinites e bursites  que eu é importante prestar atenção são:

  • Tem dores em algum outro local? – As dores dessa região é localizada no ombro e na parte lateral do braço. Pode até acontecer de sentir dor no pescoço ou mesmo atrás do ombro, porém não é tão frequente.
  • Existe algum movimento que piora a dor? Levantar o braço, pegar algo no banco de trás do carro, coçar as costas, colocar uma camisa ou fechar o zíper do vestido normalmente pioram a dor.
  • A dor piora a noite? É comum a dor piorar a noite principalmente quando as pessoas dormem de lado,  em cima do ombro com problema.

Outras características importantes são que geralmente acomete pessoas com idade acima de 40 anos, está associada ao uso excessivo do braço e pode apresentar ou não restrição de movimento pela dor, como a dificuldade em colocar a mão sobre a cabeça, por exemplo.

Região Acrômio-Clavicular – Outra região onde é comum aparecerem dores nos ombros é a parte de cima do ombro relacionada a articulação acrômio-clavicular. Dores nessa articulação são comuns em pessoas mais jovens, praticantes atividade física como surfe, musculação, natação, entre outras atividades que sobrecarreguem essa região.

Se a dor é nessa região, é importante reparar em mais 2 características que comumente estão presentes:

– A dor piora quando levanta  o braço pra cima com algum peso?

– Faz algum tipo de barulho como estalos ou crepitação quando mexe o braço?

Articulação Gleno-umeral – A terceira região que podem aparecer dores é a da articulação gleno-umeral. A principal articulação do ombro.

Quando o problema é nessa articulação existem duas queixas importantes:

  • A primeira é a dor é intensa, que piora com a movimentação, principalmente ao rodar o braço.
  • A outra queixa é a limitação da movimentação. Mesmo alguém ajudando, a pessoa não consegue realizar os extremos de movimentos como levantar o braço, rodar totalmente o braço pra dentro e pra dentro e pra fora. As principais causas desses problemas é a artrose e a capsulite adesiva, também conhecida como ombro congelado.

Existem 2 situações de dor no ombro  que precisa ficar atento:

Risco de Fratura ou luxação –  Se após algum trauma o ombro ficou torto com dor muito intensa – Isso pode ser fratura ou uma luxação, que é quando os ossos que estão juntos na articulação do ombro saem do lugar. Isso é uma urgência e isso acontecendo, deve procurar o Pronto Socorro imediatamente.

Risco de Infarto

Se notar uma dor em queimação, de inicio súbito, localizado no peito, e que pode se irradiar para o ombro esquerdo e também para o braço esquerdo, isso pode ser um infarto do coração e por isso deve  procurar imediatamente o Pronto Socorro.

Existem muitas outras causas de dor no ombro, o importante é prestar a atenção nos sintomas que e procurar o médico Ortopedista.

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda, informar. O paciente bem informado ajuda o seu médico a chegar em um melhor diagnóstico e tratamento.

Você sabia?

A articulação do ombro é a que tem maior mobilidade do corpo humano?

E por esse motivo, ela também pode ser bastante instável, podendo sofrer episódios de luxação e subluxação. A musculatura em volta do ombro ajuda na estabilização da articulação. Portanto é importante deixar a musculatura fortalecida para diminuir essa instabilidade.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites