DOR NO PÉ

Você já teve dor nos pés? Conhece alguém que teve? Então preste atenção nesse vídeo ou nesse texto porque é disso que vou falar – Dor nos pés.

Quando se tem dor no pé a primeira informação que a saber é: essa dor pode ser por uma sobrecarga no pé?

Boa parte das dores que eventualmente aparecem nos pés é causada por sobrecargas mecânicas. Não é necessário ser um corredor de maratonas para que isso ocorra, se tiver que andar muito no dia-a-dia, ficar muito tempo em pé ou estar acima do peso a sobrecarga pode ocorrer. Outro frequente motivo desse excesso de carga nos pés são os sapatos femininos. Basta dizer que sapatos com saltos aumentam muito as pressões nos dedos dos pés e que sapatos baixos, como as sapatilhas, por exemplo, não amortecem o impacto da pisada e ainda permitem movimentos exagerados dos dedos.

É importante que saber que as dores por sobrecarga não costumam causar inchaço e melhoram com o repouso e uso de calçados confortáveis. Caso a dor não melhore, vale a pena procurar o médico.

É importante destacar 3 aspectos que se deve reparar no pé que podem ajudar o seu médico.

O primeiro são as Calosidades e Joanete. O joanete é uma calosidade, popularmente chamada de “calo” que fica na parte de dentro dos pés e pode ser muito doloroso. É mais comum nas mulheres, pode comprometer diversas gerações da mesma família e tem o sapato feminino como grande responsável. Notando esse problema, deve-se reparar se não está havendo uma mudanças na maneira de pisar, e a consequência disso é uma sobrecarga nos dedos menores  ocorrendo deformidades e calosidades.

Se segundo dedo do pé estiver cruzando sobre o primeiro isso é um sinal de que o problema já esta mais grave. Nesses casos e quando as dores estiverem frequentes, mesmo com sapatos mais largos, consultar um médico é fundamental.

O Segundo é o Formato do pé e maneira que pisa.

Já reparou no formato da pegada que fica quando anda na areia ou quando pisa no chão com o pé molhado?

As pegadas mostram de forma indireta o formato dos pés.  Na pegada do pé chato a pegada preenche todo o pé, enquanto no pés com arco alto, a parte central não é vista.

É possível ver na pegada também se a pisada tem os pés alinhados ou não. Exemplo: tem pessoas que pisam com os pés virados para fora. Outros com a pisada para dentro.

Reparar isso é muito importante porque tanto o formato do pé quanto a maneira de pisar podem ser a causa da dor nos pés e podem também ser responsáveis por problemas no joelho e coluna a depender da sobrecarga que geram.

O terceiro é o Calcanhar

Na avaliação do calcanhar o que realmente se deve reparar é o local da dor e os fatores que pioram e melhoram essa dor.

Antigamente, achava-se que pequenas proeminências ósseas nos calcanhares, os chamados esporões, causavam dores. Hoje é sabido que isso não é verdade. A principal causa das dores nos calcanhares é a fascíite plantar, que significa uma lesão em uma membrana que existe nas plantas dos pés e que tem como sintomas uma dor muitas vezes mais intensas de manhã, ao acordar, e que as vezes faz mancar, demora semanas a até meses para melhorar, devendo ser tratada assim que os sintomas aparecerem.

É importante notar que isso é diferente da dor no tendão de Aquiles ou calcâneo e que fica localizado mais em cima, na parte de trás do calcanhar.

Agora é muito importante saber dos casos que exigem uma atenção médica mais rápida:

Torceu o pé ou sofreu algum trauma importante, preste atenção se ele não fica muito inchado ou muito roxo. Se isso acontecer, deve-se procurar o médico imediatamente para avaliar o risco de fratura ou lesão de ligamentos importantes. Nesses casos, é fundamental procurar o Pronto Socorro ou o seu médico o quanto antes.

Agora, se entorses de tornozelo ocorrem com facilidade mesmo sem ser torções tão graves como foi dito, também é importante procurar ajuda, porque essas torções repetidas vão provocar uma artrose precoce do tornozelo prejudicando muito a qualidade de vida no futuro.

Existem muitas outras causas de dor no pé como gota, por exemplo. O importante é ficar atento aos sintomas mostrados no texto e procurar o médico, que nesse caso é o Ortopedista, de preferência, especialista em pé .

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda: informar. Estando bem informado, ajuda muito o profissional de saúde a entender o problema e a chegar no melhor tratamento.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites