ESPIRRO e RINITE

Você ou alguém que você conhece já ficou com o nariz escorrendo o tempo todo, espirrando muitas vezes? Então preste a atenção nesse texto ou veja esse vídeo porque é disso que eu vou falar: rinite

A primeira informação que você deve saber é como reconhecer a Rinite.

Os sintomas mais importantes que deve prestar a atenção são:

  • Nariz entupido e a pessoa passa a respirar pela boca;
  • Pode ocorrer lacrimejamento dos olhos e sensação de ouvido entupido;
  • Nariz escorrendo o tempo todo. Por isso é comum a pessoa ficar fungando muitas vezes ou já ficar com o lenço na mão;
  • Coceira no nariz;
  • Espirros frequentes.

Existem várias causas para Rinite mas quero destacar 2 delas:

A principal causa de rinite é a alérgica .

Quando a pessoa alérgica inala/respira o fator agressor que pode ser ácaros, mofo, pelo de animais, pólen, insetos, etc ocorre uma inflamação nasal com o início dos sintomas que eu acabei de falar.

Todos esses sintomas podem ser duradouros mas normalmente ocorrem em crises que começam quando a pessoa alérgica tem contato com esses alérgenos.

Então se você está suspeitando que tem rinite acho muito importante que repare:

  • Em que situações esses sintomas pioram e em que situações eles melhoram?
  • Com o que você teve contato antes das crises?
  •  Que período do ano os sintomas pioram?

No caso da rinite, normalmente piora no inverno por causa do frio, os ambientes ficam mais fechados, tiramos as roupas do armário que podem ter pó, ácaros e mofos.

– Você tem alergia em outros órgãos? Em alguns casos esse quadro alérgico que ocorre no nariz se manifesta em outros órgãos como os olhos que podem ficar vermelhos e coçando, sugerindo uma conjuntivite alérgica, os pulmões com chiado no peito e falta de ar que pode estar relacionado a asma e a pele com manchas vermelhas e que também pode coçar que são sintomas de dermatite alérgica conhecida como dermatite atópica.

  •             Seus pais são alérgicos? Normalmente essa alergia passa de pais para filhos, ou seja, crianças alérgicas normalmente tem pais alérgicos.

A segunda causa é a rinite infecciosa .

Tanto o resfriado quanto a gripe são exemplos de rinites infecciosas. A dúvida que grande parte das pessoas tem é: como diferenciar um resfriado, de uma gripe e de uma crise de rinite propriamente dita?

No resfriado, os sintomas são mais leves e raramente você tem febre e dores musculares. Já na gripe os sintomas são mais intensos e você pode ter febre, dores no corpo, dor de cabeça e indisposição importante.

Tanto no resfriado quanto na gripe, depois de 10 dias você melhora muito dos sintomas.

Já na crise de rinite, você não tem esses sintomas de dor de cabeça, febre, cansaço e dores musculares. Os sintomas são de nariz entupido, coceira, catarro e espirros e normalmente começam logo depois da exposição aos alérgenos.

Existem muitas outras causas de rinite, menos comuns, em que você tem os sintomas de rinite mas tem dificuldade em identificar a causa do problema. Eu quero citar 3 dessas situações que acho mais importante:

1)  Existem casos em que os sintomas, principalmente o nariz escorrendo ocorre apenas quando a pessoa vai comer. Esse é um sintoma importante de um tipo de rinite chamado rinite gustatória.

2) Outro exemplo ocorre nas mulheres grávidas que pelo “boom” hormonal ficam inchadas por inteiro. O nariz também fica inchado levando a muitas grávidas terem que respirar pela boca. Essa é a rinite gestacional.

3) Ou ainda no idoso que tem os sintomas de rinite que pioram no período da tarde que pode estar associado a um quadro de rinite chamada de rinite vasomotora .

Por isso tudo na suspeita de rinite, repare nos sintomas que eu falei e procure o médico que no caso o mais indicado é o Otorrinolaringologista.

VOCÊ SABIA?

Rinite é muito mais comum do que a maior parte das pessoas imagina.

Estima-se que 31% das crianças e 36% dos adultos tem rinite.

Uma em cada 3 pessoas tem rinite.

Dependendo da intensidade dos sintomas e a frequência com que ocorrem podem ter forte impacto na sua vida.

A parte boa é que os tratamentos tem alta taxa de sucesso.

Teve os sintomas, procure o médico.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites