Carregando

INCHAÇO NAS PERNAS

Algumas vez já reparou alguma pessoa com a perna inchada? Isso pode acontecer em algumas ocasiões e é importante sabermos algumas coisas sobre isso.

Existem algumas situações que o inchaço nas pernas pode ser normal:

  • quando o inchaço nas pernas aparece após muito tempo sentado trabalhando ou de pé o dia todo. Essas atitudes dificultam o retorno do sangue para o coração e pode levar a um inchaço sem que exista uma doença causando isso.
  • quando o inchaço aparece especialmente nos pés por efeito colateral de alguns remédios de pressão, calor intenso e gravidez.

É importante que saber que os inchaços normais geralmente ocorrem nas duas pernas, não doem, melhoram rapidamente quando as pernas são colocadas para cima e não existe outra queixa associada.

Se não forem essas as situações ou se as as pernas ficam inchadas com muita frequência, isso pode indicar algum problema. O que se deve prestar a atenção?  Para facilitar, dividiremos em 2 situações :

  • As duas pernas ficam inchadas
  • Apenas uma perna fica inchada

Inchaço nas duas pernas

Existem várias causas que podem causar inchaço nas duas pernas e destacaremos 3:

 1 – Problemas no Coração – Algumas doenças do coração podem causar inchaço nas pernas. Nesse caso é comum aparecerem alguns outros sintomas como:

  • um inchaço nas pernas que vai piorando com o passar do dia e melhora depois de se deitar e dormir. No dia seguinte a perna acorda menos inchada que quando foi dormir;
  • falta de ar quando deita muitas vezes precisando de um travesseiro alto para dormir;
  • falta de ar aos esforços.

2 – Problemas no fígado e rins – Problemas nos rins e fígado podem causar inchaço nas pernas, mas esse inchaço não fica restrito apenas às pernas. Normalmente ocorre também em outras partes do corpo incluindo rosto, braços e barriga. Além disso, é esperado também que a pessoa já acorde toda inchada, diferente dos problemas do coração. Se for isso que estiver acontecendo é importante reparar ainda em alguns sintomas específicos – Se for problema do fígado, deve-se notar se a pessoa está sangrando com mais facilidade, se a pele está mais amarelada, o que chamamos de icterícia, ou se a barriga está mais inchada. Se for do rim, devemos reparar se a produção de urina está aumentada ou diminuída, se a urina está muito espumosa ou com sangue, se tem muito cansaço e falta de ar.

É muito importante reparar nesses sintomas e informar ao médico que isso pode ajudar muito no diagnóstico.

3 – Varizes e Insuficiência VenosaVarizes muito grandes também podem causar inchaço nas pernas. Devemos notar se as varizes estão presentes que são vasos tortuosos, bem dilatados, muitas vezes com manchas escuras na perna e em alguns casos, feridas que chamamos de úlceras.

Inchaço em apenas 1 perna

Se o inchaço estiver presente em apenas 1 perna, isso pode ser grave e devemos prestar muito a atenção em alguns sinais de gravidade que na medicina são chamados de sinais de alerta:

  • A perna está doendo? Essa dor começou de repente? Esse inchaço não melhora mesmo com a perna para cima? Isso pode ser trombose nas pernas, um entupimento das veias por um coágulo. Normalmente, acontece depois de ficar muito tempo com a perna dobrada como em uma viagem de ônibus ou avião ou quando se fica muito tempo deitado, por exemplo, em uma internação. Nesse caso é esperado que a perna fique inchada, mais endurecida e com bastante dor quando apertada. Nesses casos deve-se procurar o Pronto Socorro!
  • A perna está inchada, vermelha, quente e dolorida? Isso pode ser uma infecção da pele chamada erisipela ou celulite. Nesses casos é comum os sintomas piorarem progressivamente, podendo ainda aparecer febre e muitas vezes dificuldade para movimentar a perna. Nessas situações também deve-se procurar o Pronto Socorro !!

Existem muitas outras causas de inchaço nas pernas como fraturas, entorses, linfedema entre outras. O importante é que caso apareça o inchaço nas pernas, deve-se reparar nos sintomas que eu falamos e procure um médico especifico para o seu problema – fraturas e entorses, o Ortopedista; varizes, o Cirurgião Vascular e nos casos gerais, um Clinico Geral ou Cardiologista

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites