Carregando

INFERTILIDADE MASCULINA

Para entender melhor o assunto algumas considerações sobre o  sistema reprodutor masculino são importantes:

No sistema nervoso central estão duas glândulas o hipotálamo e a hipófise que são responsáveis pela produção de hormônios que vão estimular o testículo a produzir os espermatozóides.

Os espermatozóides produzidos percorrem um canal longo ate chegar a vesícula seminal e próstata que produzem um liquido que facilita a locomoção do espermatozóide formando o esperma. Quando é chegado o momento milhões de espermatozóides saem pela uretra na ejaculação.

Qualquer problema nesse processo pode causar infertilidade. Existem  3 grupos de causas:

1. PROBLEMA DE OBSTRUÇÃO – AZOOSPERMIA OBSTRUTIVA

A primeira é um problema de obstrução o que chamado  de Azoospermia obstrutiva.

O testículo produz o espermatozóide normalmente,  mas , por alguma razão,    o espermatozóide produzido não chega  ate a uretra. Nesse caso o homem pode ejacular normalmente,  mas o líquido ejaculado não contém espermatozóide,  logo nao engravida.

Esse é o caso de quem fez cirurgia de vasectomia que é uma cirurgia de interrupção do canal por onde o espermatozóide caminha.

Outros problemas podem causar obstrução são:

  • Infecção nos testículos e próstata que inflamados podem obstruir o caminho dos espermatozóides.
  • Cirurgia de retirada da próstata
  • Problemas genéticos em que o homem nasce sem o ducto que leva o espermatozóide.
  • Traumas locais.

2. PROBLEMA DE PRODUÇÃO – AZOOSPERMIA NÃO OBSTRUTIVA

O segundo problema é um problema na produção do espermatozóide que é chamado  de Azoospermia não obstrutiva ou Oligozoospermia . Nesse caso,  os espermatozóides ou não são produzidos ou quando são não tem boa qualidade. Para entender melhor  o que isso significa  em uma ejaculação em que deveriam ter milhões de espermatozóides bem formados e que conseguem se movimentar rapidamente  o homem com esse problema  tem poucos espermatozóides , poucos com forma adequada e muitos que nem se mexem. Se isso estiver acontecendo a chance desse homem  ter um espermatozóide bom o bastante para chegar até o óvulo e fertilizar diminui muito   resultando em  maior dificuldade em engravidar.

Existem várias causas de infertilidade relacionados a produção a destacar :

Varicocele.- São veias defeituosas chamadas de varizes localizadas junto ao testículo ( imagem )  que podem prejudicar o funcionamento do testículo. Normalmente o homem com esse problema veias visíveis no escroto e  o  testículo que tem varicocele vai diminuindo de tamanho ou ficando mais mole com o tempo.

É importante saber que  varicocele tem tratamento que é uma cirurgia e que na maioria das vezes a qualidade do espermatozóide melhora e por fim as chances de gravidez aumentam.

Problemas nos testículos

Diversos problemas no testículo podem prejudicar o seu funcionamento :

  • Caxumba
  • Testículos fora da bolsa escrotal  ao nascimento , chamado  testículo não descido ou criptorquidia
  • Testículo retrátil –  testículo que fica subindo para a virilha de vez em quando e o individuo tem que colocar novamente no saco ou escroto.
  • Trauma
  • Torção de testículo

Problemas Hormonais

Problemas da hipófise e da tireóide  podem diminuir o estímulo para o testículo produzir espermatozóides e em alguns casos prejudica também a produção do hormônio masculino a testosterona.

Outro problema hormonal comum  é o uso de substâncias anabolizantes o que popularmente é chamado de bomba. Essas substâncias podem causar problemas hormonais e acarretarem sérios danos ao testículo  que , muitas vezes, fica  atrófico e até sem função.

Problemas Genéticos e Familiares

É importante saber que o testículo que tem problema na produção do espermatozóide também pode ter problema na sua outra função : a produção do hormônio masculino a testosterona. Normalmente isso é detectado nos exames de sangue , mas existem alguma características que podem sugerir  :

No desenvolvimento masculino – ausência  de pelos pelo corpo , barba , caracteres masculinos , mamilos aumentados

Já na vida adulta – dores nos músculos , indisposição , falta de libido

3. PROBLEMAS DE EJACULAÇÃO

A Terceira causa de infertilidade é muito menos comum.  São problemas de ejaculação. Nesse caso o espermatozóide é  produzido adequadamente , não tem problema para chegar a uretra , ou seja , não tem obstrução. O problema é que   não são ejaculados.

Problemas neurológicos , diabetes, medicações ou cirurgias na próstata e bexiga são as principais causas.

Estima-se que   15 % dos casais tem infertilidade e , desses,   30 % tem como causa a infertilidade masculina por isso  o homem  que tiver nessa situação deve prestar a atenção na sua história ,  nos sintomas e procurar um Urologista.

Esse é o obejtivo do Canal Doutor Ajuda te informar. Você  estando bem informado auxilia seu médico a chegar no melhor diagnostico e tratamento.

Vc sabia

O uso de laptop no colo pode prejudicar a fertilidade?

O laptop pode aquecer o testículo prejudicando a produção dos espermatozóides ou a sobrevivência deles.

O recomendado é trabalhar com o computador em cima da mesa ou em algum suporte para evitar esse problema.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites