NARIZ ENTUPIDO

 

Você já teve ou tem dificuldade para respirar pelo nariz? Então preste a atenção nesse texto ou nesse vídeo porque é disso que vou falar: Obstrução Nasal – o conhecido Nariz Entupido!

Uma das principais causas dos quadros agudos são as gripes e resfriados que tem como principais sintomas o nariz entupido e escorrendo, dores pelo corpo, pode ter febre e tem duração de mais ou menos 1-2 semanas.

Agora se está percebendo que a obstrução nasal não passa ou se está voltando com frequência, deve-se prestar a atenção em algumas coisas? 

O nariz entope quando entra em contato com pó, mofo, cheiros fortes?

Isso pode ser Rinite Alérgica! Uma alergia que ocorre no interior do nariz quando a pessoa respira alguma dessas substâncias e que na medicina são chamadas alérgenos. Normalmente, além de obstruir a passagem do ar, essa alergia causa outros sintomas que devem ser observados:

O nariz fica coçando, fica escorrendo, pode ficar espirrando, pode ter lacrimejamento dos olhos, pode ter outras manifestações de alergia como falta de ar e problemas na pele.

Tem dores no rosto? Sente o cheiro das coisas?

Um outro importante diagnóstico de obstrução nasal é a Sinusite .

A sinusite ou rinossinusite como chamamos na medicina é uma inflamação do nariz e dos seios paranasais que são cavidades/buracos que existem nos ossos do crânio.

Caso esteja suspeitando de sinusite, deve se notar se tem: dor no rosto, secreção (catarro), em alguns casos alteração do olfato, ou seja, a capacidade de sentir o cheiro diminui, pode também causar febre a depender da causa- infecção bacteriana, viral ou até alérgica.

Tem desvio de septo ?

O septo nasal é a estrutura central do nariz, formada por cartilagem e ossos.

Com o crescimento ou após um trauma essa estrutura pode desviar para um dos lados ou até para os dois!

O que se deve notar ?

  • O ar entra com mais dificuldade em um dos lados? Isso pode ser mais notado nos casos de gripe ou crises alérgicas.
  • A pessoa dorme sempre do mesmo lado? Algumas pessoas com desvio de septo normalmente dormem do lado que proporciona melhor respiração.
  • Quando está dormindo, outras pessoas notam que a respiração está fazendo barulho?
  • O nariz fica mais seco e eventualmente sangra com mais facilidade em um dos lados?

Caso essas características sejam notadas, é importante que a procura de um médico para uma correta avaliação e diagnóstico do problema.

Um outro problema que é importante saber é a obstrução nasal em crianças.

Já reparou se a criança respira pela boca?

Se a criança ronca ou baba muito durante a noite?

Isso pode sugerir que ele tenha obstrução nasal. Além das dessas causa de obstrução, as crianças podem ter dificuldade de respirar por causa da hipertrofia ou hiperplasia adenoideana, a famosa carne esponjosa.

A adenoide pode estar aumentada dificultando a entrada do ar. Nesses casos, exames complementares são importantes para o correto diagnóstico.

Se fica com nariz entupido com muita frequência, repare nos sintomas e procure um médico. Nesse caso o mais indicado é o Otorrinolaringologista.

Esse é o objetivo do canal Doutor Ajuda, informar.

VOCÊ SABIA?

Por que é importante respirar pelo nariz?

A passagem do ar pelo nariz durante a respiração é muito importante, pois nele o ar é filtrado, aquecido e umidificado e assim fica pronto para ser recebido pelos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas!

Quando ocorre a respiração pela boca o esforço é maior, o ar entra sem nenhum preparo, a boca e a garganta ficam secas e a qualidade de vida e do sono  pioram muito!

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites