Carregando

O QUE PODE LEVAR ALGUÉM AO SUICÍDIO? PRESTE ATENÇÃO

Você sabia que o suicídio é um problema de saúde pública que no Brasil causa mais mortes que doenças temíveis como AIDS e muitos tipos de cânceres? Então preste atenção porque o texto é sobre isso: Suicídio.

A cada ano, oitocenta mil pessoas cometem suicídio no mundo. No Brasil ocorrem mais de onze mil suicídios por ano, ou seja, 32 pessoas cometem suicídio por dia ou um a cada 45 minutos.

Isso considerando os dados oficiais, mas sabe-se que muitos casos não são notificados. Se for considerada as estimativas dos dados reais ,esses números podem até dobrar.

Infelizmente a maioria dessas pessoas em risco para suícido  não busca ajuda. Por esse motivo, cabe ás pessoas próximas reconhecer pessoas em risco e conduzi-las para uma ajuda especializada.

Então, quando se deve suspeitar que uma pessoa está pensando em tirar a própria vida? Quais são os fatores de risco que é importante notar?

Ela tem algum transtorno psiquiátrico?

Esse é o principal fator de risco para suicídio. Depressão é a mais comum, mas outras doenças como a esquizofrenia, o transtorno bipolar, transtornos de personalidade e o abuso de álcool e outras drogas também podem estar associados.

Quanto mais grave é o transtorno, maior o risco, mas não é só isso que importa. Tem mais dois aspectos relacionados ao transtorno psiquiátrico:

O primeiro é a associação uso de álcool e drogas: pessoas que já tem um desses transtornos psiquiátricos descrito anteriormente e fazem uso de álcool e drogas de forma abusiva/ exagerada , aumentam e muito o risco de suicídio.

O segundo é a desesperança ou falta de esperança. Esse é o sentimento mais importante do suicida e que  normalmente vem em forma de pensamentos como:

  • A vida não vale a pena;
  • Quero dormir e não acordar mais;
  • Vocês estariam melhor se eu não estivesse aqui.

Caso alguma vez tenha ouvido ou ouça isso, é a hora de procurar ajuda.

Essa pessoa já tentou se matar antes?

De um maneira ingênua, muitas vezes comenta-se “a pessoa já tentou outras vezes, não vai se matar de verdade”, quando na verdade essas pessoas merecem uma atenção especial. 

Ela tem alguma doença clínica grave? Tem dores crônicas?

Algumas doenças clínicas também aumentam o risco do paciente cometer suicídio, sobretudo as doenças crônicas dolorosas, quando estão associadas à depressão.

Como é a família dessa pessoa? Como está a parte social?

Os fatores sociais mais importantes estão relacionados aos vínculos que essa pessoa tem com a família, amigos e colegas. Pessoas  que não tem bons vínculos,  solitárias, solteiras, sem família, desempregadas, sem muitos amigos estão mais sujeitas ao suicídio.

Alguém próxima a ela morreu recentemente? Ela sofreu um evento traumático recentemente ?

Pessoas em luto ou que vivenciaram eventos traumáticos que podem causar vergonha ou adversidade séria, podem estar em risco. Esse é um ponto que muito importante: o risco é maior, principalmente, na primeira semana depois desse evento. Por isso, nessas situações, deve-se ficar atento.

Além disso, tem mais dois fatores de risco que também deve ser levado em consideração: ser homem e jovem. Ao contrário do que muitos pensam,  as mulheres tem taxas de tentativas de suicídio maiores mas os homens se suicidam mais. Em ambos os sexos, a principal faixa etária suicida são os jovens.

Caso tenha notado algum desses sinais que foram colocados no texto, é hora de buscar ajuda. O profissional mais adequado para esse tipo de problema é o Psiquiatra.

Esse é o  Canal Doutor Ajuda e seu objetivo é te transformar em um paciente mais bem informado para uma consulta médica.

Você Sabia ? 

Estima-se que a cada suicídio consumado por volta de seis pessoas são diretamente atingidas. Pais, filhos, cônjuges e amigos terão que superar um luto de difícil resolução, carregado de muita culpa, além de lidar com todas as perdas emocionais e materiais decorrentes do suicídio. Os prejuízos do ato suicida são muito grandes e afetam toda a sociedade.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites