Carregando

QUAIS OS SINTOMAS DO HIPERTIREOIDISMO?

Você está perdendo peso de maneira inexplicada? Tem apresentado tremores e palpitações? Isso pode ser um problema da tireoide e sobre isso que vou falar: Hipertireoidismo.

Introdução

A tireoide é uma glândula que fica localizada na região da frente do pescoço. Ë mais fácil identificar tireoide quando engole porque ao engolir, ela se movimenta para cima e depois volta à posição normal.

A tireoide produz os hormônio tireoidianos (T3 e T4) que basicamente regulam o ritmo do corpo, mas tem funções específicas em todos os órgãos do corpo humano.

No hipertireoidismo a glândula tireoide é hiperativa e produz os hormônios tireoidianos em excesso causando os sintomas da doença.

Quando suspeitar da doença?

  • Está perdendo peso? No caso do hipertireoidismo não é só barriga que se perde. Chama a atenção também a perda de massa muscular.
  • Tem palpitação? Quando tem a sensação que o coração está batendo mais rápido, ou popularmente conhecido como “batedeira”.
  • Tem Tremores de mãos?
  • Esta tendo muito mais calor de costume e suando muito mais do que o habitual? Esse sintoma é comum em quem tem hipertireoidismo mas não é exclusivo da tireoide, ou seja, não é porque está apresentando aumento do suor que é certo que tem problemas de tireoide. Outras alterações hormonais podem ter esses sintomas. O exemplo mais comum é a menopausa na mulher.
  • Como está o hábito intestinal? A pessoa com hipertireoidismo tem o intestino acelerado tendo muitas vezes flatulencia, diarreia e evacuações frequentes.
  • Como está o humor? Esta mais irritado que o normal? O excesso de hormônio tireoidiano pode causar ansiedade, irritabilidade, agitação e em alguns casos, agressividade.
  • Nas mulheres outro importante sintoma é a alteração do ciclo menstrual que normalmente fica desregulado, podendo prejudicar também a fertilidade.
  • Um outro aspecto que se deve reparar são os olhos e pescoço. Pessoas com hipertireoidismo podem ter um olho para fora do globo ocular ou popularmente chamado de olho esbugalhado e que na medicina é chamado de Exoftalmopatia.
  • Podem ter também Bócio que é um aumento do volume do pescoço na parte da frente causada pelo crescimento da tireoide.

Mesmo com todos esses possíveis sintomas, pessoas com hipertireoidismo leve e os idosos podem não ter qualquer sintoma sendo o diagnóstico feito por exames de sangue.

Hipertireoidismo é mais comum em mulheres principalmente entre 20 e 40 anos mas também pode ocorrer em homens. Existem várias causas de hipertireoidismo mas é importante destacar duas delas:

  1. processo inflamatório autoimune em que o sistema imunológico ataca a tireoide e que leva ao aumento da produção dos hormônios, conhecido como doença de Graves.
  2. nódulos tireoidianos que produzem esses hormônios em excesso.

Caso identifique com algum dos sintomas descritos, procure um médico. O médico mais indicado para tratar problemas de tireoide é o Endocrinologista.

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda: te informar. Você estando bem informado auxilia o seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento.

VOCÊ SABIA?

É muito comum as pessoas usarem fórmulas para emagrecer contendo hormônios tireoidianos. A perde de peso, se ocorrer, ela é decorrente principalmente da perda de massa muscular e não de gordura, podendo ainda acarretar em várias consequências, entre elas a osteoporose e arritmias cardíacas. Por isso, não use fórmulas pra emagrecer contendo hormônios tireoidianos. Procure um especialista para te ajudar a perder peso.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites