Carregando

QUAIS OS SINTOMAS DO STRESS?

Você está sempre correndo? Trânsito, trabalho, estudos e chega em casa ainda várias preocupações? Tem mais coisas para fazer do que horas em seu dia? Então preste atenção nesse texto que é disso que vou falar agora.  Estresse

As pessoas são exigidas o tempo todo e a velocidade que precisam resolver coisas ou tomar decisões é cada vez maior. É frequente as pessoas terem de passar mais horas que gostariam no trabalho e no trânsito, e com isso não conseguir dar atenção para a própria saúde. Dizem que andam estressados e que isso faz parte da vida cotidiana, mas é muito importante saber que o estresse traz consequências que podem ser sérias à saúde.

Imagine que você esteja andando e se depare com um animal feroz na sua frente. O seu corpo irá reagir a este fato e irá liberar hormônios e neurotransmissores que vão provocar alterações em seu corpo para que você possa lutar ou fugir desta situação de perigo. O batimento cardíaco acelera, a respiração fica mais rápida e ocorre um aumento da pressão arterial com o intuito de bombear mais sangue para os músculos. Nossos sentidos ficam mais aguçados e a mente mais alerta.

As pressões do dia a dia, os prazos, as metas, a tensão e a correria agem da mesma forma que nesse exemplo deste animal perigoso, liberando neurotransmissores e hormônios para uma possível reação de luta ou fuga, mesmo que sem necessidade. Se uma pessoa é constantemente exposta a essas reações, ela vai perdendo a capacidade de retornar ao estado de relaxamento e equilíbrio, o que pode causar doenças como depressão, asma, gastrite, infarto e até alguns tipos de câncer.

Quais são os sinais de estresse que se deve notar?

Sensação de cansaço constante

A pessoa com estresse se queixa de cansaço e dificuldade de manter um bom ritmo em suas atividades como se estivesse faltando energia. Outra característica muito comum é que a pessoa já acorda cansada e tem dificuldade de descansar mesmo dormindo bastante.

Alteração do sono –  Insônia ou Excesso de sono

Alteração do apetite

O estresse pode mudar o apetite das pessoas de maneira diferente, algumas sentem muita fome enquanto outras não tem vontade de comer nada o dia todo.

Capacidade de concentração

As pessoas  estressadas normalmente se queixam que não conseguem focar em nada. Isso vale para um filme, um texto ou uma conversa, e como não prestam a atenção como gostariam, não se lembram desses eventos como deveriam, ou seja, afeta também sua memória. Isso prejudica muito o rendimento no trabalho, a vida social etc.

Aumento da irritação

Nem sempre as pessoas conseguem notar isso, então é importante perguntar às pessoas ao redor está mais tenso, menos tolerante e brigando com mais facilidade.

Diminuição do prazer

A depender do nível de estresse, é comum as pessoas deixarem de ter prazer nas atividades que sempre gostaram. Só para dar exemplos, a pessoa sempre gostou de futebol e agora não acompanha mais os jogos, não quer jogar, ou então ,sempre gostou de encontrar os amigos mas nos últimos tempos prefere ficar sozinho.

Além dessas queixas existem outros sintomas, existem outros que é importante saber pois nem todos sabem, mas podem ter relação direta com o estresse.

Aumento da pressão Arterial

Tensão muscular :  normalmente se manifesta com dores no pescoço ou dores nas costas. Quando essa tensão é grande podem surgir os espasmos musculares causando dor intensa e restrição de movimento. O individuo pode “travar “as costas ou ter forte torcicolo como consequência de estresse.

Dores de cabeça:  que normalmente pioram no final do dia e são muito frequentes

Problemas dermatológicos

Existem muitos problemas de pele relacionados ao estresse como vitiligo, espinhas, psoríase, dermatite atópica e muitas outras.

O importante é saber que diferentes alterações de pele desde manchas vermelhas, descamação, coceira e até perda de cabelo podem ser um primeiro sinal de estresse.

Caso se note algum desses sintomas, precisa agir. Muitas vezes as pessoas não conseguem mudar sozinhas ou nem sabem por onde começar. Busque ajuda com um psicólogo ou um psiquiatra. Cuidar da sua saúde tem que ser sua prioridade.

Esse é o Canal Doutor Ajuda e seu objetivo é te transformar em um paciente mais bem informado para uma consulta médica.

VC SABIA?

Que o Estresse relacionado ao trabalho têm um nome? Chama-se Síndrome de Burnout ou do esgotamento, e que nesse caso a pessoa pode ter complicações sérias de saúde e desenvolver diversas doenças ou agravar doenças já existentes? E que em certas profissões pode atingir até 30% dos trabalhadores e em alguns casos até incapacitar para o trabalho.

Estresse é uma doença! Se notou esses sintomas não deixe o problema progredir. Procure o médico!

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites