Carregando

QUAIS OS SINTOMAS DO TRANSTORNO BIPOLAR?

Conhece alguém que já ficou em mania ou que é bipolar?

Então preste atenção porque é disso que vamos falar: Transtorno Afetivo Bipolar.

O transtorno afetivo bipolar (TAB) é um transtorno de humor em que a pessoa tem alternância de episódios de depressão com episódios de mania ou hipomania.

Aqui já é importante fazer um esclarecimento de uma dúvida comum de muitas pessoas: Se um dia está mais feliz e em outro está mais triste isso na maioria das vezes  é normal. Não significa que a presença de um transtorno bipolar.

Então é importante saber os sintomas de mania e de depressão que se deve reparar que sugere que a pessoa tenha o transtorno bipolar.

Mania

A Mania são episódios em que a pessoa está mais do que  alegre, ela está eufórica que é quando tem uma alegria, uma sensação de bem estar e auto-confiança exagerados.

Imagine como se sentiria se tivesse acabado de saber que ganhou na Mega Sena? Certamente sua alegria seria próxima da euforia. No caso do transtorno bipolar essa sensação estaria presente porém sem nenhuma razão para isso, ou seja, uma alegria exagerada e desproporcional aos fatos que estão ocorrendo.

Além da euforia, outros sintomas podem aparecer juntos na mania que é importante destacar:

1) Aumento da atividade motora, energia.

A pessoa não para de se mexer, fica agitada e também com menor necessidade de dormir.

 2) Mudança na fala e no pensamento que ficam acelerados

Isso é diferente de uma pessoa que vc conhece que simplesmente fala bastante .

3) Impulsividade

A pessoa toma decisões por impulso muitas vezes sem nenhuma razão.

Exemplo: sair e gastar todo o dinheiro.

4) Hipersexualidade

5) Paranoia

Nos casos mais graves pode ocorrer paranoia que são pensamentos que ninguém compartilha muitas vezes associados a pessoa se sentir perseguida. A depender da intensidade, do tipo e da frequência desses sintomas é que o episódio é classificado em mania ou hipomania.

Depressão

Já os episódios de depressão do transtorno bipolar tem os mesmos sintomas de outros quadros depressivos e são quase o oposto da mania. Os sintomas mais comuns são:

1) Tristeza que é desproporcional aos fatos que estão acontecendo;

2) Lentidão nos movimentos e no raciocínio parecendo que a pessoa tem falta de energia;

3) Diminuição no prazer mesmo nas atividades que davam prazer antes como por exemplo: gostava de rever os amigos mas deixa de querer encontra-los;

4) Diminuição do desejo sexual

A gravidade pode variar consideravelmente – de uma discreta lentificação física e mental, até quadros graves, com delírios e alucinações.

Grande parte das pessoas acredita que os sintomas de mania são mais frequentes, mas isso não é verdade. Os sintomas depressivos são cerca de 3,5 vezes mais frequentes que os de mania.

Além dos sintomas mais importantes de mania e depressão tem mais 2 informações que é importante saber:

A primeira é que normalmente esses episódios tanto de mania quanto de depressão duram de dias a meses. Quando terminam, a pessoa pode ate ficar muito tempo sem ter outro episódio de mania ou de depressão mas é importante ficar claro que na maioria das vezes ocorre recorrência, ou seja, mais de 1 episódio.

Só para ter uma ideia a taxa de recorrência dos episódios é superior a 90%, e 10% a 15% dos pacientes terão mais de dez episódios durante sua vida.

A segunda informação é que a gravidade do transtorno bipolar não se restringe apenas à doença. O transtorno bipolar pode vir acompanhado de outras doenças psíquicas e clinicas, principalmente transtorno de ansiedade generalizada e dependência de substâncias como álcool e drogas, além de  hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. Além disso, tem maior chance de suicídio.

Esse é um ponto de se destacar: Quem tem transtorno bipolar tem risco de suicídio de 15 a 20 vezes maior do que o risco da população geral. Estima-se 25 a 60 %, ou seja, próximo da metade dos pacientes tentam suicídio pelo menos uma vez na vida e 4 a 19% morrem de suicídio.

Com isso, o objetivo do nosso texto foi diferenciar os sintomas do transtorno bipolar com uma instabilidade de humor comum das pessoas.

Transtorno bipolar é uma doença que  afeta negativamente a vida das pessoas  em diversas áreas, em especial no trabalho, no lazer e nos relacionamentos interpessoais causando grande impacto na qualidade de vida do individuo além de grande carga para a família e para sociedade em geral.

Caso identifique alguns desses sintomas, não subestime esse problema. É hora de procurar um medico psiquiatra. Quanto antes esse transtorno for identificado e  tratado, melhores são os resultados .

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda, te informar : estando bem informado ajuda seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento.

VOCÊ SABIA?

Nas mulheres com diagnóstico de TAB, 20 a 30% podem desenvolver uma doença chamada psicose puerperal durante o período pós-parto.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites