Carregando

SINTOMAS DA VOZ ROUCA E SINAIS DE ALERTA

Você já ficou rouco alguma vez? Já teve dificuldade de falar mas parecia que a voz estava fraca? Então preste a atenção nesse texto ou nesse vídeo porque é disso que eu vou falar: Rouquidão

A voz é produzida nas pregas vocais localizadas na laringe. Com a passagem do ar elas vibram e emitem o som da voz. O resto da nossa face, ajuda a moldar o som. Assim, nariz obstruído, língua aumentada, queixo proeminente, irão influenciar na projeção da voz .

Rouquidão é uma alteração da voz que pode ser normal, como na Puberdade, mas pode indicar que há algo de errado nas cordas vocais. Normalmente, a voz  fica mais fraca, ou seja, temos que fazer mais força para falar, as veias do pescoço podem ficar saltadas, a voz fica mais grossa/grave e podemos nos queixar de dor ao falar

Se aparecer a rouquidão, o que devemos prestar a atenção?

Você está ou esteve resfriado ou gripado?

A principal causa de rouquidão é a infecção das vias aéreas superiores que são as gripes e resfriados. A característica comum desses casos é que eles normalmente ocorrem junto com coriza nasal, tosse, espirro, cansaço e melhoram em alguns dias até 2 semanas.

Você exigiu muito da voz nos últimos dias?

Quem exige muito da voz pode ficar rouco. Isso é comum em cantores e professores que precisam falar alto por bastante tempo e pode acontecer com qualquer pessoa também.

Você tem refluxo gastro-esofágico?

Um dos sintomas que podem indicar a presença de refluxo do estômago para o esôfago é a rouquidão. Nesse caso, o ácido que vem do estômago pode chegar até a laringe causando irritação das cordas vocais.

Nesses casos, além de rouquidão, deve-se reparar se não está  tendo dores em queimação que aumentam após comer bastante, salivação importante, principalmente quando come e depois vai dormir e dores de garganta decorrentes do refluxo.

Você em alguma alergia?

A rouquidão pode ser causada por alergia. Isso é muito mais comum em quem tem rinite, asma e até alergias na pele. Se é uma dessas pessoas, tente lembrar se nos últimos dias não ficou exposto aos agentes que causam alergia como pó, ácaro, mofo, perfumes etc.

Você fuma ?

O cigarro por si só pode causar uma alteração nas cordas vocais deixando a pessoa com a voz mais rouca.

O cigarro é  ainda o principal responsável pelo problema mais grave da laringe, o Câncer de laringe. O principal sintoma desse problema é a rouquidão que não melhora depois de 2 semanas. Esse é o sinal de alerta!

Quero que isso fique bem claro: principalmente se você é fumante, mas vale também para não fumantes que tem rouquidão que não melhora depois de 2 semanas,  você deve procurar um médico para melhor avaliação do caso.

Existem muitas outras causas de rouquidão como problemas neurológicos, problemas de tireoide, artrite reumatoide e traumas locais. O importante é reparar nos sintomas que falei e, nos casos em que a rouquidão persistir, procurar o medico Otorrinolaringologista.

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda: te informar. Você estando bem informado ajuda o seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites