Carregando

SUDORESE: OS SINTOMAS DO SUOR EXCESSIVO – HIPERIDROSE

Você conhece alguém que sua excessivamente? Isso interfere na vida pessoal e social dessa pessoa?

Então leia com atenção esse texto ou preste a atenção nesse vídeo porque é disso que vou  falar: Sudorese Excessiva  ou  Hiperidrose.

Quando alguém acha que está suando mais do que o normal, a primeira informação a saber é o que é o normal e o que é definido como suor mais que o normal.

É esperado e normal que as pessoas suem mais em um dia quente, durante a realização de exercícios físicos ou em situações de estresse e ansiedade como numa prova, numa entrevista de emprego ou antes de um primeiro encontro, por exemplo. Uma maior sudorese também ocorre após comer alguns alimentos picantes como pimenta e bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína.

Agora se a sudorese ocorre muitas vezes em situações em que não era esperado como em situações em que a pessoa está relaxada, ou mesmo sua exageradamente nessas situações  estressantes colocadas anteriormente, isso não é normal.

Caso alguém ache que realmente está suando demais, existem outras informações que devem ser notadas.

Qual o local do suor? Em todo corpo ou em algumas partes?

A hiperidrose pode ser dividia em 2 grupos: a generalizada ou secundária e a localizada ou primária.

GENERALIZADA OU SECUNDÁRIA

A generalizada é aquela que ocorre em todo o corpo. É um sintomas que costuma ser um consequência de alguma outro problema de saúde. Existem vários problemas de saúde que causam sudorese mas é importante destacar alguns: entre as causas naturais podem ser citados a gravidez e menopausa. Já entre as doenças que são possíveis causadoras alguns distúrbios endócrinos, por exemplo, hipertireodismo e diabetes mellitus, doenças neurológicas como Parkinson, sequela de derrame cerebral ou lesão em medula espinhal em paraplégicos/tetraplégicos. Alguns cânceres como linfomas e leucemias também podem ser a origem do suor. Por fim vale destacar algumas doenças infecciosas como a tuberculose e a malária, por exemplo.

Além disso, alguns medicamentos como os antidepressivos (especialmente a fluoxetina e venlafaxina), o uso de drogas lícitas como álcool e outras ilícitas podem causar hiperidrose generalizada.

LOCALIZADA OU PRIMÁRIA

Já Hiperidrose primária é quando o suor exagerado ocorre em apenas algumas partes do corpo, enquanto as demais continuam suando normalmente. Ocorre principalmente nas mãos, nas axilas, nos pés e na face, sempre de uma forma relativamente simétrica.

Sendo mais específico, para ser considerado Hiperidrose primária os sintomas precisam preencher os seguintes critérios:

  • Suor visível, exagerado e localizado, com duração de pelo menos seis meses, sem causa aparente e com pelo menos duas das seguintes características:
  • Ser bilateral e relativamente simétrico, pelo menos um episódio por semana, acarretar prejuízo nas atividades físicas, ter surgido com menos de 25 anos e ausência de suor durante o sono.
  • Outras queixas e sintomas que podem estar associados são um intenso constrangimento pessoal, necessidade de troca uma peça de roupa mais de uma vez por dia, evitar cumprimentar pessoas, prejuízo no desempenho e na produtividade no estudo ou no trabalho, falta de confiança e insegurança em reuniões sociais e mesmo em relações íntimas.

A causa da hiperidrose primária é desconhecida. É um distúrbio crônico que pode se iniciar na infância, mas costuma se manifestar de forma mais intensa em adolescentes e adultos jovens.

É mais comum do que as pessoas imaginam. Estima-se que até 1% da população sofra dessa doença e os pontos positivos são: tem tratamento e normalmente a sudorese reduz após os 50 anos.

Tem mais um aspecto que deve ser destacado que são os sinais de gravidade. Ou sinais de alerta.

Quando o suor excessivo vem sem explicação, acompanhado de dor no peito, pressão alta, perda de peso, falta de ar ou aceleração do coração, cuidado! O médico deve procurado imediatamente. Isso pode ser grave ou mesmo fatal!

Se está suando mais do que o normal, não deixe que isso prejudique no relacionamento social ou que  diminua a auto estima . Procure o médico!

Se o suor for generalizado ( hiperidrose secundária ) o médico mais indicado é o Clínico Geral. Se for localizado ( hiperidrose primária) , o Cirurgião do Tórax é o medico que deve ser  procurado.

Esse é o canal Doutor Ajuda e seu objetivo é te transformar em um paciente mais bem informado para uma consulta médica.

Você sabia?

Existe associação familiar em quase metade dos casos. Ou seja, é comum que na mesma família encontremos parentes de primeiro e segundo grau com hiperidrose localizada.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites