Carregando

TABAGISMO E OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO CIGARRO

Com certeza conhece alguém que fuma. Você sabe os efeitos do cigarro? Então preste a atenção nesse texto ou nesse vídeo porque é disso que eu vou falar.

Cigarro é um dos temas mais importantes a serem discutidos quando se fala sobre saúde. Estima-se que no Brasil 25 milhões de pessoas fumam. Se forem considerados todos os fumantes do mundo, esse número totaliza 1 bilhão de pessoas.

Efeitos do Cigarro

Na fumaça do cigarro existem mais de 5.000 produtos químicos que agridem o organismo, 74 deles cancerígenos. Essas milhares de substâncias entram no corpo e causam diversos problemas de saúde  em diferentes órgãos.

As doenças mais importantes são: infarto do miocárdio, doença isquêmica cerebral, enfisema e bronquite crônica, cânceres da boca, de pulmão, do esôfago, do estômago, de pâncreas, de cólon, de colo de útero, leucemia, câncer de rim, de bexiga, aumenta o risco de tuberculose, de diabetes e de artrite reumatoide.

Por ser causador de grande parte das principais doenças que matam, o consumo de cigarro e outros produtos com fumo é a segunda causa ou fator de risco de mortes no mundo todo. No Brasil, 150 mil pessoas morrem todo ano devido ao cigarro. No mundo esse numero é de 7 milhões.

Existe um informação muito importante a saber. De cada duas pessoas que fumam, uma morre de doença decorrente do tabagismo. Pessoas que fumam vivem em média 10 anos menos do que os não fumantes.

E não é somente o fumante que pode sofrer os efeitos adversos do cigarro.

A exposição à fumaça ambiental do tabaco, quando se convive com um fumante, é chamada comumente de tabagismo passivo e também pode causar os mesmos problemas que no fumante, sendo responsável por cerca de 800 mil óbitos em todo mundo.

Muita gente se pergunta: com todos esses efeitos por que as pessoas fumam?

Grande parte dos fumantes começaram a fumar antes dos 18 anos por influência de amigos e familiares fumantes e da propaganda e continuam fumantes, principalmente, porque se tornam dependentes. O tabaco contém nicotina que é uma substância que provoca dependência na maioria das pessoas que fumam.

Um outro ponto importante a destacar é a dose de segurança do  fumo:

É comum alguns fumantes falarem que fumam apenas alguns cigarros por dia ou que fumam apenas cigarros light como se isso não fosse um problema para a saúde dele. Isso não é verdade. Mesmo quem fuma um cigarro por dia ou um cigarro a cada dois ou três dias, ou ainda quem fuma cigarros chamados light, ou de baixos teores, tem risco alto de ter câncer de pulmão e de infarto do coração, ou seja, não existe limite seguro para fumar.

E como o fumante vai saber se passou a ter algum problema de saúde decorrente do cigarro?

O primeiro passo é observar o aparecimento de sintomas. Os mais comuns são os sintomas respiratórios como tosse seca ou produtiva (com catarro), falta de ar, inicialmente aos esforços, ou mesmo alguns sintomas cardiovasculares.

Mas é importante ficar claro que existem muitos outros sintomas a reparar pois como foi dito anteriormente, as doenças provocadas pelo cigarro atingem várias partes do corpo.

Por isso, o mais adequado mesmo é passar em consulta médica todo ano. Nessa consulta o médico deve avaliar todos os sintomas, fazer o exame físico e, a depender do caso, solicitar exames para identificação de alguma doença relacionada ao cigarro ainda nas fases iniciais. Além disso, é importante falar, o médico poderá  estimulá-lo a parar de fumar.

É fundamental que se saiba  que parar de fumar traz muitos benefícios:

  • em qualquer idade, parar de fumar reduz o risco doenças;
  • tendo alguma delas, parar de fumar facilita o tratamento;
  • e ainda melhora a qualidade de vida.

É possível parar de fumar por conta própria, por esforço e determinação; caso não consiga, não deixe de procurar apoio com profissionais da saúde que trabalhem com isso. Geralmente o médico que trabalha com isso é o  Pneumologista.

Esse é o objetivo do Canal Doutor Ajuda: te informar. Estando bem informado ajuda o médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento.

Você sabia?

Que os produtos da  fumaça do cigarro ficam dias presentes no ambiente e podem afetar outras pessoas como seus familiares e amigos? Por isso evite fumar dentro do carro ou dentro de casa .

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites