UNHAS FRACAS

Você já ouviu alguém se queixar de unhas fracas? Então leia esse texto ou assista esse vídeo pois é sobre isso que iremos falar.

A primeira informação que você deve saber é: como reconhecer se sua unha é fraca?

A unha fraca normalmente é mais fininha, principalmente na lâmina ungueal, tem fissuras que são rachaduras, quebra com mais facilidade deixando umas pontinhas de unha que você vai reconhecer porque fica enroscando na roupa o tempo todo ou descama  como se tivesse perdendo camada por camada da unha .

Existem várias causas para ter unha fraca. Para facilitar vou dividir em 3 grupos:

1 – A causa mais importante são os  problemas externos que são hábitos ou atividades que podem prejudicar a sua unha. Os principais exemplos são:

  • Muito tempo da mão em contato com água e outras substâncias químicas. Quem lava muita louça e muita roupa na mão sabe do que eu estou falando.
  • Múltiplos traumas na unha o que é muito comum em trabalhadores que usam força das mãos no dia a dia e também em músicos, especialmente os que tocam instrumentos com corda. Nesses casos, a unha sofre múltiplos pequenos traumas por bater nas cordas do instrumento e pela vibração do som.
  • Cuidados com a unha – Esse é um ponto que quero chamar atenção especialmente das mulheres que não ficam 1 dia sem esmalte na unha. O esmalte resseca a queratina da unha tornando a unha mais fraca.

Além disso, o próprio cuidado na retirada da cutícula pode também alterar a formação das unhas levando a pequenas linhas e depressões.

2 – O segundo grupo são as doenças sistêmicas.

Existem vários problemas do seu corpo que podem afetar a unha. Os mais importantes são aqueles que tem relação com chegada de sangue e nutrientes até a matriz da unha. Por isso você deve reparar:

  • Você tem algum problema de circulação?

Problemas de circulação do sangue  são  mais comuns em idosos e ocorrem principalmente nas pernas. Além de ter problemas nas unhas dos pés, você deve notar se  não tem dores nas pernas ao caminhar, se a pele da perna não é bem ressecada e se surgiram feridas nas pernas que demoram para cicatrizar.

  • Como está sua alimentação? Perdeu muito peso?

É comum vermos no consultório pessoas com unhas fracas depois de perderam muito peso ou por dieta, por cirurgia para emagrecer ou por qualquer outra razão e que por conta disso, apresentam carências de nutrientes, vitaminas, cálcio, ferro que tem efeito direto sobre as unhas.

  • Você está tomando sol?

Quem não toma sol normalmente tem deficiência na vitamina D.

Essa vitamina tem relação direta com a unha. A vitamina D ajuda o intestino a absorver o cálcio que comemos nos alimentos. Assim, quem tem pouca vitamina D absorve menos cálcio. Com pouco cálcio no sangue o  corpo acaba buscando o cálcio no seu “estoque” natural que são principalmente ossos e unha. Resultado : unha fraca!

  • Você tem algum problema de tireoide ?

Tanto o hipotiroidismo quanto o hipertiroidismo podem causas unhas fracas. Nesse caso existem outras características como alteração do seu metabolismo que fica acelerado ou lentificado, perda de cabelo entre outras.

O próprio envelhecimento e muitos outros problemas de saúde como anemia, estresse, doenças auto-imunes e até o uso de medicamentos podem interferir na sua unha por isso é fundamental você compartilhar tudo o que esta acontecendo com o seu médico.

3 -O terceiro grupo são as dermatológicas propriamente ditas

Doenças de pele como a psoríase e dermatite de contato podem estar associadas a unha fraca. Nesses casos é esperado que você tenha lesões/ feridas  na pele da mão ou em outras partes que indiquem esse problema.

Entre as doenças da unha que podem causar unha fraca a que quero destacar é uma doença muito mais comum do que se imagina. A micose da unha também  chamada de Onicomicose . Só para você ter uma ideia de como isso é comum, estima-se que 1 em cada 10  dos adultos e até 1 em cada 5  dos idosos tem esse problema .

As principais características que você deve notar são:

a unha fica mais escura , perde o brilho ficando opaca, fica grossa e ao mesmo tempo quebradiça e muitas vezes podem até descolar.

Existem muitas outras causas de unha fraca.  O mais importante é você reparar nos sintomas que eu falei e procurar um médico. No caso das unhas, o mais indicado é o Dermatologista.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que as unhas das mãos crescem mais rápido que as unhas dos pés? Em 4 a 6 meses já houve uma troca completa da unha das mãos e as unhas dos pés demoram de 12 a 18 meses para terem uma troca completa.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites