Varizes

Existem pessoas que tem as veias dilatadas nas pernas e são chamadas de varizes. Esse texto será sobre isso.

Antes de mais nada é preciso entender resumidamente como funciona a circulação de sangue no corpo.  O sangue sai do coração sob pressão e vai para o resto do corpo pelas artérias. Grande parte desse sangue volta do corpo para o coração pelas veias .

Dentro das veias, existem válvulas que impedem que o sangue que está sendo levado de volta para o coração reflua. Além disso, os músculos especialmente da perna quando se contraem, apertam a veia ajudando a forçar o sangue em direção ao coração .

Se essas válvulas falham, o sangue reflui para as veias superficiais  e para a panturrilha. Como resultado essas veias ficam congestionadas de sangue e isso acarreta em 2 problemas que é importante destacar:

1) Alteração da própria veia que fica anormal-  se dilata, fica tortuosa e azulada  que é o que é chamamos de varizes .

2) Esse sangue congestionado na perna leva ao acúmulo de líquidos na região provocando alguns sintomas que devemos reparar:

  • Dor na perna, especialmente nos dias em que ficou mais tempo em pé.
  • Inchaço nas pernas.
  • Sensação de peso.

Nos casos mais graves pode ocorrer ainda manchas arroxeadas na pele e até feridas de difícil cicatrização que chamada de úlcera venosa ou varicosa.

Tem ainda mais 2 sinais de gravidade da doença, que na medicina chamamos de sinais de alerta, que eu quero chamar sua atenção :

1) Sangramento vindo das varizes ou formação de um hematoma (perna fica roxa e vai aumentando de volume). Isso pode indicar um sangramento pelo  rompimento das varizes chamado de varicorragia, uma urgência que precisa de atendimento no Pronto Socorro.

2) Inchaço, vermelhidão, calor e dor em alguma região próximo as varizes.  Isso pode indicar uma tromboflebite causada por um coágulo que entope a veia defeituosa. Essa situação também requer atendimento rápido em um Pronto Socorro.

É importante destacar ainda que varizes tem prevenção e que está indicada especialmente para pessoas que tem maior chance de ter o problema que são aquelas que tem os seguintes fatores de risco:

Sexo feminino, uso de pílula, gravidez, antecedente familiar de varizes, ganho de peso, ficar muito tempo de pé e sedentarismo.

Se você tem varizes ou notou  algum desses sintomas ou mesmo tem os fatores de risco, procure um médico para o diagnóstico e orientação sobre o seu caso. O  médico mais indicado para esse caso é o Cirurgião Vascular. 

Você sabia?

Sintomas decorrentes das varizes estão entre as a principais causas de afastamento do trabalho?

Varizes não é só  um problema estético, é um sinal de insuficiência venosa e caso isso ocorra, procure um médico.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites