ZUMBIDO NOS OUVIDOS? O QUE PODE SER?

Você já teve um chiado no ouvido, ficou ouvindo um barulhinho no ouvido mesmo quando está em silêncio? Então preste atenção nesse texto ou nesse vídeo porque é disso que vamos falar: Zumbido. 

Zumbido é um som que as pessoas escutam no ouvido ou na cabeça, especialmente no silêncio. Pode ser como um apito, chiado, cigarra, panela de pressão etc.

Algumas pessoas só o ouvem se prestarem atenção; outras o percebem o dia todo.

O zumbido representa um “sinal de alerta” de que alguma coisa está agredindo os ouvidos.

Um ponto muito importante destacar é que em 90% das vezes o zumbido é consequência de alguma perda auditiva; então, na presença de zumbido, a primeira informação que se deve saber responder é: Está ouvindo bem?

Nem sempre a pessoa percebe que está escutando menos principalmente quando a perda auditiva é leve,  mas essa perda  pode ser detectada por um exame chamado audiometria .

Em jovens, o zumbido também está relacionado a perda auditiva, mas diferente dos adultos e idosos, que primeiro perdem a audição e depois começam a ter zumbido, nos jovens o primeiro sinal é o zumbido e depois é que passam a escutar menos.

Por isso é tão importante procurar o médico o quanto antes para tentar evitar a perda auditiva.

Existem muitas causas para essa perda auditiva e uma das mais importantes é o barulho. Repare na intensidade de ruído no mundo atualmente: buzinas dos carros, barulho do trânsito, baladas , música alta nos fones de ouvido, trios elétricos, torcidas com rojões, apitos, vuvuzelas, enfim tudo muito ruidoso. Permanecendo muito tempo exposto a sons altos, pode aparecer o zumbido e problemas para ouvir no futuro, principalmente se a pessoa for sensível ao ruído.

Aquele zumbido pós balada, que muita gente tem quando sai das festas mas que acha normal porque desaparece no dia seguinte é justamente um dos primeiros sinais de que os ouvidos são mais sensíveis a ruído do que os ouvidos de quem sai da balada sem zumbido.

Por isso, se isso estiver acontecendo, atenção: Deve evitar o barulho intenso! Use protetores auriculares, deixe de escutar música alta no fone de ouvido. Quanto mais exposto ao ruído, maior a chance de ter novas lesões e esse zumbido temporário virar definitivo.

Existem algumas outras informações que podem ser importantes para identificar a causa do seu zumbido e que é importante destacar:

  • Tem algum problema na Articulação Temporo-Mandibular ( ATM) ?
  • Tem dores na coluna especialmente na região próxima ao pescoço ?
  • Está muito estressado, ansioso ou mesmo depressivo ?
  • Tem comido muito doce? Tomado muito café ?

Enfim esses e muitos outros fatores  podem estar relacionado ao zumbido.

O zumbido pode causar insônia, dificuldade em se concentrar e importante limitação da vida social.

O zumbido ocorre em 1 a cada 5 pessoas. O importante é prestar a atenção  nos sintomas citados no texto e procurar otorrinolaringologista (que é o médico especialista em ouvido, nariz e garganta) ou um otoneurologista (que é o otorrinolaringologista mais especializado em ouvido e cérebro).

Esse é o Canal Doutor Ajuda e seu objetivo é transformar você em um paciente mais bem informado para uma consulta médica.

detalhes
Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites