Como gestantes podem evitar picadas de pernilongo?

No passado, o uso de repelentes para mulheres grávidas não era indicado, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Atualmente, isso mudou, principalmente depois da ameaça causada pelo Zika vírus. Hoje em dia é recomendado o uso de repelentes em qualquer fase da gravidez.

Além disso, outras medidas como o uso de roupas compridas e véu mosquiteiro podem ser bem indicadas. O que muda na grávida e é muito importante destacar é que se forem contaminadas com o Zika vírus, aumenta muito o risco de a criança nascer com microcefalia e ter outras sequelas. Por isso, é fundamental usar repelente e reaplicar o produto de tempo em tempo conforme orientação no frasco.

O tempo recomendado para reaplicação varia de acordo com o produto. Existem repelentes que devem ser reaplicados de 2 em 2 horas e outros de até 10 em 10 horas.

Exemplo:

  • Icaridina – tempo de proteção de 10 horas.
  • •DEET e o IR3535 – tempo de proteção de 2 a 8 horas dependendo da concentração.

Isso significa que, ao termino do tempo de proteção, o repelente deve ser reaplicado. Por isso é fundamental sempre verificar as orientações no frasco do produto antes de comprar.
Outra informação importante quanto ao uso é que o repelente deve ser sempre o última substância a ser aplicada sobre a pele. Se a mulher usa creme hidratante, maquiagem, perfume e repelente, o último a ser aplicado é o repelente.
Além do uso de repelentes, outras estratégias que são comprovadamente eficientes para os adultos também podem ser usadas em grávidas como: roupas compridas, véu mosquiteiro, repelentes de tomada e inseticida no quarto antes de dormir. E sempre ficar atento às recomendações e cuidados adequados do fabricante. Seguindo essas orientações, diminuem bastante a chance de ser picado por mosquito.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites