Xixi na cama

Fazer xixi na cama, o que na medicina é chamado de Enurese, faz parte do desenvolvimento de quase toda criança. Isso é normal principalmente em crianças até os 5 anos de idade. Depois dessa idade pode indicar que algo está errado e é recomendado procurar ajuda.

Se uma criança tiver esse problema é importante reparar nos seguintes aspectos:

  • Se a criança está urinando demais. Algumas crianças produzem muita urina à noite, a chamada poliúria noturna. Nesse caso, a criança produz mais urina à noite do que bexiga pode aguentar. Existem duas principais causas de produção aumentada de urina: problemas hormonais relacionados à baixa liberação de hormônio antidiurético à noite, e diabetes.

Acordar à noite para urinar pode ser um dos primeiros sinais de diabetes em criança. Deve-se suspeitar de diabetes se além de urinar na cama a criança tiver:

  • urinando também de dia várias vezes;
  • muita sede ao longo do dia;
  • cansaço;
  • perda de peso mesmo comendo bastante

Na presença desses sintomas é preciso procurar o médico pediatra o quanto antes.

  • Como é o sono da criança: O sono pode estar relacionado à enurese, principalmente em dois casos:
  1. Apneia do sono e, nesse caso, a criança ronca, acorda muitas vezes a noite e tem muito sono durante o dia;
  2. Sono muito profundo, em que a criança não acorda mesmo com a bexiga muito cheia, e como resultado a criança irá urinar na cama.
  • Como a criança fica durante o dia, se ela perde urina também de dia, ou se fica com a roupa molhada de xixi na escola. Quando a criança perde urina também de dia isso sugere outros problemas que não têm relação com a noite ou com o sono.

Uma das situações é a bexiga hiperativa. Nesse caso a bexiga contrai involuntariamente, sem o desejo da criança. Ela sente que de repente fica apertada, mas muitas vezes não consegue chegar ao banheiro a tempo e acaba perdendo urina na roupa.

Outra situação é a infecção urinária. Se a criança não perdia urina na cama e passou a perder deve-se verificar se ela não está tendo dor para urinar, se a urina sai em gotejamento, se a urina está com cheiro forte ou se está indo urinar a todo momento e só sai um pouquinho de urina.

  • Como está a parte psicológica da criança Fazer “xixi na cama” pode ter relação com a parte psicológica da criança. Os casos mais comuns ocorrem em momentos marcantes quando vai nascer um irmão, quando entra na escola nova ou quando vai dormir fora de casa. Mas a parte psicológica pode ser ainda mais afetada a depender de como os pais e cuidadores lidam com o problema. A criança não tem culpa por fazer xixi na cama. Portanto, não adianta brigar com ela. Isso só irá deixar a situação pior e todo mundo mais nervoso.

Existem muitas outros fatores que podem estar relacionados à enurese como intestino preso, antecedentes familiares, ou problemas neurológicos. O mais importante é não deixar o problema evoluir. Fazer xixi na cama não atrapalha somente o sono da criança e dos pais, mas pode trazer limitação da vida social da criança e tem tratamento.

Em caso de enurese em criança é importante prestar atenção nos aspectos mencionados e procurar um médico, que no caso pode ser um Pediatra ou um Urologista infantil.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites