Sangue urina - Hematúria

O sangue na urina é também chamado de hematúria. Existem dois tipos de hematúrias: a hematúria macroscópica, quando o sangue é visível na urina, e a hematúria microscópica, que só é percebida através dos exames de urina. Aqui será abordada a hematúria macroscópica, a qual está mais associada a problemas mais graves.

Nem sempre a urina avermelhada é sinal de sangue na urina. A urina pode ficar vermelha nas mulheres na fase menstrual, após a ingestão de beterraba ou outros alimentos com muito corante, e pode ficar vermelha após o uso de medicações como fenitoína, piridium, nitrofurantoína, etc. Tudo isso pode confundir e atrapalhar no entendimento do problema.

Sendo mesmo sangue na urina deve –se observar os seguintes fatores:

  • Se está com ardência para urinar, se o cheiro da urina mudou e se está sentindo vontade de urinar muitas vezes. Esses sintomas são muito comuns em infecção urinária. A infecção urinária é uma das principais causas de sangue na urina. Ela pode ocorrer na bexiga, chamada Cistite, mas pode ocorrer também no rim, chamada Pielonefrite. Nos casos de pielonefrite é comum a pessoa sentir uma forte dor nas costas, ter febre, e ficar bem cansado;
  • Se está com dor em cólica: Dor em cólica pode estar associada à presença de cálculo ou pedra no rim. Este cálculo, se estiver se movimentando dentro do rim, ou estiver migrando em direção à bexiga, pode ter um atrito com o trato urinário e causar sangramento. Esta é a segunda causa importante de sangue na urina;
  • Se está tendo dificuldade para urinar: Em homens umas das principais causas de sangue na urina é a próstata. Com o envelhecimento a próstata pode aumentar de tamanho. Em alguns casos, conforme vai aumentando, podem surgir algumas veias dilatadas, chamadas varizes prostáticas, que podem estourar, causando sangue na urina.

Nesses casos, é comum o homem ter outros sintomas que sugerem que a próstata está realmente aumentada e dificultando a saída da urina:

  • jato fraco da urina;
  • necessidade de fazer força abdominal para começar ou terminar de urinar;
  • acordar muitas vezes à noite para ir ao banheiro para urinar;
  • urinar em intervalos pequenos e ter a sensação de que sobrou urina após a micção.

Se tem algum problema no rim: Problemas no funcionamento do rim também podem causar sangue na urina, mas normalmente vêm acompanhado de outros sintomas que devem ser observados:

  • urina espumosa: uma urina com muita espuma sugere a presença de proteína na urina, o que na medicina é chamado de Proteinúria e indica algum problema no funcionamento do rim;
  • inchaço no corpo todo: percebe-se o inchaço nos braços, nas pernas e principalmente no rosto. É bem visível na pálpebra superior que fica bem inchada;
  • aumento da pressão arterial: Em criança isto pode estar associado a um quadro de Glomerulonefrite, popularmente chamado de nefrite. A história típica da Glomerulonefrite ocorre da seguinte maneira: inicialmente a criança tem uma amigdalite, uma a três semanas depois começa a urinar sangue e eventualmente pode ter um inchaço no corpo. Se isso estiver acontecendo a criança deve ser levada imediatamente ao pronto socorro, pois pode ser grave.

Um dos problemas mais importantes relacionados ao sangue na urina, e que merece a atenção, é o risco de câncer. Câncer de rim, câncer de ureter e principalmente o câncer de bexiga podem ter como único sintoma a hematúria. Este problema é mais comum em quem fuma e em quem tem mais idade, mas isso não significa que jovens e não fumantes não possam ter esse problema. Por isso, havendo sangue na urina deve-se sempre descartar esse problema através de uma avaliação médica.

Em alguns casos a hematúria requer tratamento de urgência, o que na medicina é chamado de sinais de alerta: se ocorrer muito sangue na urina, fraqueza, muitos coágulos, e dificuldade de urinar, deve-se procurar imediatamente o pronto socorro.

Existem muitas outras causas de hematúria como doenças sistêmicas, coagulopatias, exercícios físicos, medicação, ou traumas.

Uma pessoa com sangue na urina deve prestar atenção nos sintomas e procurar o médico. Normalmente o médico a ser procurado é o Urologista, mas em alguns casos, quando o problema é no funcionamento dos rins, o médico mais indicado é o Nefrologista.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites