Saúde dos Idosos

O que é catarata

Catarata: sintomas e riscos

Catarata é a opacidade do cristalino, uma lente natural que temos dentro dos olhos, que é transparente mas que com o passar dos anos vai ficando opaca.

Dessa forma, ela impede que os raios luminosos cheguem até a retina, que fica no fundo dos olhos, e que é responsável por formar a imagem. O resultado é que a imagem fica borrada, sem nitidez ou, em casos mais avançados, até mesmo perder a visão.

O principal sintoma da catarata é baixa de visão. Catarata não dói, não coça, não arde, não deixa o olho vermelho. É comum as pessoas falarem que estão com dificuldade de enxergar, que estão com a visão embaçada, e se nada for feito, e se isso for realmente catarata, tende a ser progressivo, a visão tende a piorar e realmente podem deixar de enxergar. No caso da catarata isso é reversível.

Ela também pode estar relacionada a traumas oculares, algumas infecções, oculares, doenças como diabetes, e uso indiscriminado de corticoides.
Uma pessoa pode saber se tem catarata pelos sintomas acima mencionados, mas como ela fica na parte interna do olho, na maioria das vezes não pode ser vista a olho nu e só é percebida através de aparelhos médicos especiais. Então é importante uma avaliação do médico oftalmologista.
Muitas pessoas confundem catarata com uma membrana avermelhada que se tem na parte externa do olho. Isso se chama pterígio, que é uma elevação e aumento da membrana que recobre o olho, a conjuntiva. Ele fica mais elevado, vermelho e se irrita com facilidade. Pterígio não é catarata.

Existem muitos outros problemas oculares que podem causar piora de visão. Por isso, o correto é consultar o oftalmologista para uma boa avaliação. A catarata apesar de ser mais frequente após 60 anos de idade, pode ocorrer de forma congênita (nos bebês), na infância, ou nos adultos jovens. Ela pode ser decorrente do envelhecimento do cristalino, mas mais comumente quando há exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol.

Se qualquer um dos sintomas mencionados acima estiverem presentes, deve-se procurar um médico Oftalmologista.
O tratamento da catarata normalmente é cirúrgico, e se baseia na troca da lente natural que está opaca por outra artificial, o que restaura a visão. Essa lente permanece pelo resto da vida e não se opacifica.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Dra. Flavia Luz

CRM: 58290. Oftamologista

Graduação: Faculdade de Medicina da USP( FMUSP)
Residência em Oftalmologia: Hospital das Clínicas – FMUSP
Título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Especialização em Estrabismo pelo Hospital das Clínicas – FMUSP

Site: http://www.abathon.com.br/

Telefone: (11) 2114.6080

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo