O que são os tremores nas mãos

O tremor é resultado de movimentos involuntários que acometem músculos de uma ou mais partes do corpo. É mais frequente nas mãos, mas pode acontecer nas pernas, na cabeça e pescoço e até na língua. Pode ser normal ou decorrente de alguma doença.

As principais situações em que tremer é normal são:

  • Frio;
  • Situações de estresse emocional e ansiedade;
  • Cansaço ou exaustão física, como, por exemplo, alteração de treino na academia;
  • Jejum prolongado.

Além disso, algumas pessoas podem tremer mais do que outras nas mesmas situações normais. Não é a intensidade do tremor que define se ele é normal ou não.

O que realmente define se o tremor é benigno é se ele cessa assim que o fator desencadeante for resolvido. Portanto, é normal tremer porque está com frio, mas não é normal continuar tremendo depois de se aquecer. Isso também vale para as outras situações mencionadas, de estresse, cansaço, jejum, etc.

Se o tremor continua mesmo não estando nessas situações deve-se prestar a atenção em quais momentos o tremor ocorre, se ele ocorre em ambas as mãos ao mesmo tempo acometendo outra parte do corpo. Essas informações ajudam a diferenciar as duas principais causas de tremor nas mãos: o tremor essencial e a Doença de Parkinson.

No tremor essencial as mãos tremem ao fazer alguma ação, como, por exemplo, quando vai pegar uma xícara, uma caneta, abotoar um botão da camisa. Outra característica é que o tremor normalmente ocorre em ambas as mãos e melhora com o repouso. Se isso estiver causando algum constrangimento social ou atrapalhando no dia a dia é recomendado procurar ajuda.

Na Doença de Parkinson o tremor acontece no repouso e acomete inicialmente apenas um lado do corpo, podendo ser tanto na mão quanto na perna, e depois progride gradualmente para os outros membros. Outros sintomas que acompanham o tremor de repouso da Doença de Parkinson são:

  • Lentidão dos movimentos, perda da agilidade habitual para realizar atividades do dia a dia;
  • Perda da expressão facial, também conhecida como face de pôquer. A rigidez muscular causada pela Doença de Parkinson acontece também na musculatura da face, e o paciente não demonstra mais diferentes expressões faciais diante das situações de tristeza ou alegria, ficando sempre com a mesma expressão;
  • Tendência a quedas espontâneas.

A Doença de Parkinson acontece preferencialmente em pessoas com mais de 65 anos;

Além dos sintomas motores mencionados, a doença de Parkinson também pode causar outros sintomas conhecidos como não motores como, por exemplo, esquecimentos, dor crônica, insônia, dificuldade para ir ao banheiro, entre outros.

Outras informações importantes que devem ser observadas são:

  • Os remédios que estão sendo tomados. Existem vários remédios que podem induzir tremor, como medicações para asma, depressão, epilepsia, vômitos, labirintite e neurolépticos, que são remédios para o comportamento;
  • A existência de algum fator que faz com que o tremor melhore ou piore;
  • Alguém mais na família com essa queixa.

Na grande maioria das vezes o tremor não é um sintoma que acompanha situações de emergência. A exceção disso são os casos mais graves e que apresentam os sinais de gravidade, o que na medicina são chamados de sinais de alerta:

  • Tremor de início súbito, que acomete apenas um dos lados do corpo, como, por exemplo, o braço e perna direitos;
  • Tremor de grande amplitude, que possa causar ferimentos no corpo decorrentes do tremor;
  • Limitação da atividade de maneira mais evidente.

Nesses casos deve-se procurar um Pronto Socorro.

Existem muitas outras causas de tremores nas mãos. É fundamental prestar a atenção nos sintomas mencionados e procurar um médico Neurologista para uma correta avaliação.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites