AFTAS: Características e surgimento

Aftas são lesões características de algumas regiões especificas da cavidade oral: mucosa jugal, palato mole, assoalho de boca e ventre de língua.

A afta, por característica, é uma lesão dolorosa e ulcerada. A úlcera é uma depressão na mucosa, ou seja, existe uma descontinuidade na mucosa que gera dor no paciente. Estima-se que até 20% da população têm aftas na boca.

Existem outras características importantes na definição de uma afta:

  • A afta não contem secreções no meio dela; Ela tem um fundo branco ou amarelo chamado de fibrina;
  • A afta apresenta um halo (contorno) hiperemiado, um halo de vermelhidão em volta de cada lesão;
  • Antes das aftas aparecerem alguns pacientes podem apresentar apenas uma área hiperemiada ou alteração sensitiva no local. Após a afta instalada, é esperado que ela melhore em poucos dias, com o uso ou não de medicações tópicas.

Muitos fatores são associados com o aparecimento das aftas:

  • Deficiência de algumas vitaminas: vitamina B12, ácido fólico ou ferro ou outras doenças hematológicas como a neutropenia cíclica;
  • Alguns alimentos, como chocolate, nozes, castanhas ou avelã;
  • Stress emocional;
  • Período menstrual ou alterações hormonais nas mulheres.

As aftas habitualmente duram no máximo 07 dias. Se elas durarem mais do que isso elas podem estar associadas a uma doença grave ou sistêmica.

Alguns fatores que indicam isso são:

  • Intensidade da dor: uma afta extremamente dolorosa, uma dor muito intensa que não melhora com analgésicos habituais pode estar associada à uma doença mais grave;
  • Recorrência: aparecimento de novas aftas logo após a cicatrização de outras.
  • Duração prolongada, com mais de 7 dias; a 10 dias;

Além disso, existem outros fatores importantes que devem ser observados:

1) Existência de alguma lesão genital ou lesão cutânea

Existe uma doença dos vasos, uma vasculite, chamada Doença de Behcet, que apresenta estas lesões cutâneas, genitais e orais, além de alterações visuais.

2) Risco de ter contraído uma Doença Sexualmente Transmissível (DST)

No Brasil, a Sífilis é uma doença de alta prevalência. A lesão primária da sífilis é uma lesão que pode ter como sintoma inicial uma lesão na boca ou nos genitais semelhante à afta, ou seja, lesão ulcerada com fundo limpo, mas com um detalhe importante: diferentemente da afta, a lesão da sífilis é indolor. Portanto, lesão semelhante à afta que não dói, fique atento porque pode ser sífilis.

3) Refluxo ou gastrite

Muitos pacientes ou até mesmo médicos associam a presença das aftas a alterações gástricas como refluxo e gastrite, porém essa associação ainda não foi comprovada. Muitos pacientes que apresentam aftas têm essas alterações gástricas, mas ainda não foi estabelecido essa relação de causa e efeito.

Existe outro ponto importante que é preciso destacar: é comum no Brasil as pessoas acharem que qualquer ferida ou lesão dolorosa na boca é afta, mas isso não é verdade. Existem muitos outros problemas que podem ser confundidos com afta, tais como infecções mão-pé-boca, herpangina, primeira infecção por herpes, ou até mesmo câncer de cavidade oral.

No caso de aparecimento de uma lesão na boca, é preciso reparar nas características que definem a afta e nos fatores associados, e procurar um médico, no caso um Otorrinolaringologista, ou um dentista.
O uso de bicarbonato nas lesões ou cauterização das mesmas são tratamentos que não alteram o curso da doença. Existem vários tratamentos divulgados em sites na Internet, porém esses tratamentos podem até ser prejudiciais ao paciente. É preciso ficar atento e procurar informações de confiança para cada caso.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!

Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites