Aftas são lesões características de algumas regiões especificas da cavidade oral: mucosa jugal, palato mole, assoalho de boca e ventre de língua. A afta, por característica, é uma lesão dolorosa e ulcerada. A úlcera é uma depressão na mucosa, ou seja, existe uma descontinuidade na mucosa que gera dor no paciente. Estima-se que até 20% da população têm aftas na boca.
As aftas habitualmente duram no máximo 07 dias. Se elas durarem mais do que isso elas podem estar associadas a uma doença grave ou sistêmica.
Alguns fatores que indicam isso são:
Além disso, existem outros fatores importantes que devem ser observados:
1) Existência de alguma lesão genital ou lesão cutânea
Existe uma doença dos vasos, uma vasculite, chamada Doença de Behcet, que apresenta estas lesões cutâneas, genitais e orais, além de alterações visuais.
2) Risco de ter contraído uma Doença Sexualmente Transmissível (DST)
No Brasil, a Sífilis é uma doença de alta prevalência. A lesão primária da sífilis é uma lesão que pode ter como sintoma inicial uma lesão na boca ou nos genitais semelhante à afta, ou seja, lesão ulcerada com fundo limpo, mas com um detalhe importante: diferentemente da afta, a lesão da sífilis é indolor. Portanto, lesão semelhante à afta que não dói, fique atento porque pode ser sífilis.
3) Refluxo ou gastrite
Muitos pacientes ou até mesmo médicos associam a presença das aftas a alterações gástricas como refluxo e gastrite, porém essa associação ainda não foi comprovada. Muitos pacientes que apresentam aftas têm essas alterações gástricas, mas ainda não foi estabelecido essa relação de causa e efeito.
Existe outro ponto importante que é preciso destacar: é comum no Brasil as pessoas acharem que qualquer ferida ou lesão dolorosa na boca é afta, mas isso não é verdade. Existem muitos outros problemas que podem ser confundidos com afta, tais como infecções mão-pé-boca, herpangina, primeira infecção por herpes, ou até mesmo câncer de cavidade oral.
No caso de aparecimento de uma lesão na boca, é preciso reparar nas características que definem a afta e nos fatores associados, e procurar um médico, no caso um Otorrinolaringologista, ou um dentista.
O uso de bicarbonato nas lesões ou cauterização das mesmas são tratamentos que não alteram o curso da doença. Existem vários tratamentos divulgados em sites na Internet, porém esses tratamentos podem até ser prejudiciais ao paciente. É preciso ficar atento e procurar informações de confiança para cada caso.
Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!
Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.