Dor no joelho

O joelho é uma articulação de carga, e grande parte das causas de dor no joelho tem relação com uma sobrecarga nessa articulação. Tendo-se dor no joelho, alguns elementos importantes para informar o médico são: o local da dor, como ela começou, se houve algum trauma, o que faz a dor piorar, e se o joelho está inchado. De uma maneira simplificada, pode-se dividir as dores em dois tipos: dores sem trauma recente e as dores pós traumáticas.

Dores sem Traumas

Dor na infância

É bem frequente um paciente que tenha entre 9 e 15 anos, comumente do sexo masculino, sentir dor e inchaço na parte de baixo do joelho e que piora com a atividade física. Existe uma patologia bem comum da infância, causada por excesso de atividade física associada a um desequilíbrio muscular, acarretando uma tração excessiva na inserção do ligamento patelar na tíbia e que gera esse quadro. Nestes casos, é muito importante procurar um ortopedista para identificar o problema e realizar o tratamento adequado.

Dor na parte da frente do joelho

Dor na parte da frente do joelho também é uma queixa muito frequente, e

geralmente está relacionada a uma sobrecarga nesta região. Isso pode ocorrer ou por algum desequilíbrio entre os músculos, ou por algum excesso de atividade física, ou ainda uma mistura desses dois fatores. O resultado é uma inflamação e dor. A condromalacia e a tendinite patelar são exemplos dessas patologias.

Se uma pessoa se identificar com essa dor, é importante notar:

  • A localização exata da dor;
  • Se piora quando sobe ou desce escada;
  • Se dói quando agacha;
  • Se dói quando salta;
  • Se precisa esticar o joelho quando ele fica muito tempo dobrado;
  • Se o joelho incha;
  • Se o joelho faz barulho.

Essas informações ajudará o médico a identificar a causa mais provável e orientar o melhor tratamento para cada caso.

Dor na parte da lateral do joelho

Existem também algumas dores localizadas nas laterais interna ou externa

do joelho, que podem representar algumas patologias como a lesão do menisco e a lesão de cartilagem.

Nesses casos é preciso também observar a localização exata da dor, se o joelho incha, se a dor piora com exercícios, se houve algum trauma, ou se causa algum tipo de bloqueio. Muitas vezes, nesse casos, o diagnóstico é difícil. Portanto se essas informações forem dadas ao médico, ele poderá chegar a um melhor diagnóstico.

Problema antigos do joelho

Algumas pessoas já tiverem problema no joelho no passado (uma batida, cirurgia ou infecção, por exemplo), e anos mais tarde começam a sentir dor no joelho, a qual vai piorando progressivamente, às vezes associada a algum inchaço. Há casos também de pessoas de mais idade, sem problemas no passado, mas que também sentem uma dor que vem piorando.

É muito comum que isso seja uma Artrose de joelho, que é um desgaste progressivo da cartilagem do joelho, e ocorre com frequência em pessoas com mais de 65 anos. Nesses casos, deve-se observar:

  • Se a dor é localizada ou difusa, e se é comum doer o joelho todo;
  • Se o joelho incha;
  • Se tem dificuldade de mexer o joelho, como se ele estivesse preso;
  • Se o joelho dói com pequenos esforços;
  • Se o joelho dói durante a noite;
  • Se o joelho está entortando;
  • Se está piorando a qualidade de vida;
  • O que mais faz piorar a dor.

Com essas informações o médico conseguirá identificar melhor o grau da artrose, se é uma artrose leve ou moderada, e indicar o tratamento mais adequado.

Dor após trauma

Quando ocorre um entorse de joelho, podemos machucar qualquer estrutura dentro do joelho, sendo a lesão de ligamento uma das mais frequentes.

Se a dor não for tão intensa e se o joelho não ficar muito inchado, provavelmente trata-se de uma lesão mais leve, mas mesmo assim deve-se procurar o ortopedista para uma melhor conduta do caso.

É muito importante saber que tanto as batidas quanto as torções de joelho podem causar lesões muito mais graves e urgentes, como é o caso da fratura e da luxação.

Por este motivo, é preciso ficar atento aos sinais de alarme, que são as situações nas quais deve-se procurar o Pronto Socorro imediatamente:

  • a batida ou o torção for muito forte;
  • o joelho ficar muito inchado e não se conseguir colocar o pé no chão;
  • existir alguma deformidade no joelho;
  • o pé ficar escuro ou formigando.

Nesses casos é preciso procurar imediatamente o Pronto Socorro, pois essas lesões demandam um tratamento de urgência para evitar complicações mais graves.

Outro caso que se deve procurar o Pronto Socorro imediatamente são as infecções no joelho, denominadas Pioartrites. Geralmente o joelho fica muito inchado, dolorido, com dificuldade de se movimentar, e quente. Se estas características estiverem presentes, principalmente em crianças e jovens, é preciso procurar o Pronto Socorro imediatamente.

O uso de gelo nas dores de joelho são muito importantes, pois ele ajuda tanto na inflamação quanto na dor. Para usar o gelo no joelho, deve-se proteger a pele com um pano para evitar o contato direto com a pele e evitar queimaduras, deixar o gelo por vinte minutos, e repetir de duas a três vezes por dia.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites