Hemorroidas

Todos nós temos vasos sanguíneos que nutrem a parte final do intestino. Esses vasos são chamados vasos hemorroidários. Quando esses vasos dilatam e saem do seu lugar habitual causando sintomas, isso é chamado de doença hemorroidária, ou popularmente conhecido por hemorroida. Essa doença é muito comum e atinge milhões de pessoas. Podemos dizer que grande parte da nossa população vai apresentar algum sintoma relacionado às hemorroidas durante a sua vida.

O sinal mais comum de Podemos dizer que grande parte da nossa população vai apresentar algum sintoma relacionado às hemorroidas durante a sua vida. Podemos dizer que grande parte da nossa população vai apresentar algum sintoma relacionado às hemorroidas durante a sua vida.hemorroida é a presença de sangue, geralmente cor vermelho vivo, notado ao evacuar, geralmente tingindo a água do vaso sanitário. Este sangramento geralmente não dói e pode ser muito discreto, muitas vezes notado somente no papel higiênico, ou bastante volumoso, causando até anemias graves.

Mas se surgir um nódulo ou caroço volumoso ou muito doloroso na região anal, isso pode ser uma complicação da doença hemorroidária, que é chamada de trombose hemorroidária. Nesse caso, é preciso procurar atendimento médico imediato.

É importante ficar claro que o sangramento típico da doença hemorroidária é um sangramento indolor. Além da hemorroida, existem várias outras doenças que também podem causar sangue nas fezes, como, por exemplo, a doença diverticular, as doenças inflamatórias, e até mesmo tumor no intestino.

Com relação à causa da hemorroidas, a teoria mais aceita e atual considera que a doença hemorroidária está relacionada à perda da sustentação das vasos dentro do canal anal. Sem essa sustentação essas veias dilatadas podem se exteriorizar pelo ânus. É importante saber que alguns fatores podem contribuir para isso e para que as hemorroidas causem sintomas como:

    1. esforço evacuatório prolongado. Isso inclui ficar sentado no vaso sanitário por muito tempo, lendo jornal ou mexendo no celular, por exemplo;
    2. constipação crônica, popularmente conhecida como intestino preso. Ficar sem evacuar por muito tempo causa evacuação de fezes muito endurecidas e traumáticas;
    3. diarreia;
    4. trauma local por papel higiênico;
    5. gravidez.

As hemorroidas nem sempre são visíveis ou palpáveis. Existem as hemorroidas internas e as externas.

As hemorroidas internas classificam-se em quatro graus. No Grau I, as hemorroidas apresentam sangramento, mas não saem para fora do ânus. Por isso são somente visíveis com exame específico feito pelo médico. No Grau II as hemorroidas saem para fora apenas durante a evacuação e retornam espontaneamente logo após.

Se as hemorroidas saírem durante a evacuação e for preciso o auxílio das mãos para colocá-las para dentro, trata-se de hemorroidas de Grau III. Se as hemorroidas ficarem para fora o tempo todo e não for possível recolocá-las para dentro, mesmo com o auxílio das mãos, trata-se de doença de Grau IV, que é a mais avançada. Baseado nessa observação e no exame físico, o médico entenderá a gravidade do quadro e poderá sugerir o melhor tratamento, que pode ser desde mudança de hábitos de alimentação e higiene, ou até cirurgia.

Grau 1

Grau I

Grau 2

Grau 3

Grau 4

É comum as pessoas acharem que todos os problemas no ânus são relacionados às hemorróidas, mas não são. Existem muitas outras doenças que se manifestam no ânus. Por isso, seguir dietas milagrosas, receitas infalíveis ou qualquer outro tratamento sugerido pelo vizinho ou pelo familiar sem antes ter o diagnóstico feito por um médico especialista, não é uma boa opção. Pode ser um tumor no intestino ou qualquer outro problema, e estar tratando de forma errada como se fosse hemorroida.

Se algum dos sintomas mencionados estiver presente, deve-se procurar o médico especialista. No caso de hemorroidas, o médico mais indicado é o Coloproctologista e o Cirurgião do Aparelho Digestivo.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites