Inchaço Pelo Corpo

A primeira informação a saber é quando se deve suspeitar que está inchado. Os cinco principais sinais são:

  1. Como está a pele: A pele inchada normalmente fica mais esticada e muitas vezes mais brilhante.
  2. O que se nota ao apertar: Em um lugar inchado, como por exemplo o pé, normalmente consegue-se apertar sem muita resistência, ou seja, é mais “macio” que duro. Diferente, por exemplo, se palpa a rótula do joelho que é dura.
  3. O terceiro sinal tem relação com isso também. Se apertar com o dedo por alguns segundos no local que está inchado é possível deixar uma marca. Esse é um sinal de edema e, quando presente, é um forte indicativo de gravidade.
  4. Aumento do volume da barriga. Em alguns casos o acúmulo de líquidos ocorre principalmente na barriga, na cavidade abdominal, o que é chamado de ascite, e por isso o aumento do volume. Não é comum ter ascite, e isso é um indicativo de uma doença no fígado ou dos rins, por exemplo.
  5. Ganho de peso rapidamente: Se uma pessoa estiver ganhando peso rapidamente sem ter aumentado a ingesta alimentar para isso, ela também deve suspeitar de acúmulo de líquidos no corpo.

Os lugares que se deve reparar e que são muito comuns de inchar são as mãos, os pés e o rosto, o qual se consegue notar principalmente vendo as pálpebras dos olhos.

Para explicar o que é o inchaço, lembremos que o nosso corpo é basicamente água- cerca de 70%. Toda essa água está distribuída basicamente em três lugares:

  • Na circulação: nas artérias, veias fazendo parte do sangue, e nos vasos linfáticos, formando parte da linfa.
  • Dentro das células: Se olharmos nosso corpo com uma lente de aumento veremos que somos formados por pequenas bolinhas que são as células. As células não são sólidas. Elas têm líquido no seu interior.
  • Se não estiver em nenhum desses lugares, esse líquido está no interstício, que é o local onde as células ficam. Seria o “lado de fora “das células.

O inchaço ou edema nada mais é que o excesso de líquido nesse lugar: no interstício. Ou seja, está sobrando líquido fora da célula e fora dos vasos, indicando que o complexo mecanismo de regulação de líquidos no corpo no qual participam o coração, o rim, o fígado, os vasos do sistema circulatório, sistema de defesa pode estar alterado de alguma forma.

O que pode causar inchaço no corpo

  1. A insuficiência cardíaca ou popularmente conhecido como coração fraco: O coração perde a capacidade de bombear o sangue como deveria, e como consequência disso pode ocorrer acúmulo de líquido em diferentes partes do corpo. Deve-se suspeitar desse problema se começar a ter inchaço nos pés e pernas que pioram com o passar do dia, cansaço ao fazer esforços, acúmulo de líquido na barriga aumentando seu volume e, em alguns casos mais graves, também no pulmão, a conhecida “agua no pulmão” que piora ainda mais para respirar.
  2. Insuficiência renal: Os rins são o filtro do sangue. De uma maneira simples ele retira o excesso de líquido e sais do nosso corpo. Se ele não está funcionando corretamente o resultado pode ser o inchaço no corpo todo. No caso dos problemas renais, esse inchaço ocorre no corpo todo, inclusive no rosto ao redor dos olhos. Outros características que podem estar relacionadas são o aumento da pressão, falta de ar, urina espumosa, com muita espuma, dentre outros.
  3. Problemas circulatórios: Varizes e insuficiência venosa também causam inchaço nas pernas, pela dificuldade que causam ao retorno do sangue do corpo para o coração pelas veias. Um outro exemplo comum e muito importante é o da trombose, que ocorre quando um coágulo entope uma das veias da perna, causando dor e inchaço. Se esse inchaço ocorrer em apenas uma das pernas, for de início súbito principalmente depois de ter ficado muito tempo com as pernas na mesma posição, deve-se procurar um Pronto Socorro para uma correta avaliação.
  4. Problemas no fígado: O fígado é um dos responsáveis pelo controle de diferentes proteínas do corpo. Dentre elas a albumina, muito importante no mecanismo de controle do líquido no corpo. É por isso que um dos sintomas do fígado é inchaço no corpo, especialmente na barriga, que é a ascite, mas também pode ocorrer inchaço em outros lugares. Outros sintomas relacionados ao fígado incluem icterícia, que é a pele amarelada, e problemas de coagulação com sangramentos e hematomas pelo corpo

Além disso, existem muitas outras causas que normalmente causam inchaços mais leves, como excesso de sal em algumas refeições, inflamação local, alergias, problemas nos vasos linfáticos, obesidade, hipotireoidismo, doenças auto imunes, medicamentos como remédios para a pressão como anlodipino, corticoides, alguns antinflamatórios, alguns remédios para diabetes, pílulas anticoncepcionais, dentre outros.

Uma dúvida muito comum entre as mulheres é se é normal a mulher inchar um pouco. Sim, a mulher pode ficar um pouco mais inchada nos dias mais próximos a menstruação e, é claro, quando está grávida. Na gravidez ocorre um inchaço de todo o corpo, inclusive das articulações.

Principais Sintomas

Entendido o que é o edema ou inchaço, os principais sintomas e causas, existem mais dois aspectos que merecem destaque:

  • Qual o problema de ter inchaço e o que isso pode causar: Isso depende do local. Nas pernas, por exemplo, pode causar dificuldade de caminhar, dor, dificuldade de circulação no local, a pele pode ficar esticada e formar pequenas fissuras. Isso contribui para o risco de infecção e úlceras, dentre outros. Quando o inchaço ocorre no abdome ou no pulmão pode causar cansaço, mal-estar, falta de ar.
  • O segundo aspecto, e o mais importante, é que o inchaço normalmente é a consequência de um problema. Isso é um sintoma. É muito comum as pessoas que acham que estão inchadas começarem a tomar remédios, seguirem receitas milagrosas da vizinha ou mesmo na Internet para diminuírem o inchaço. Isso não deve ser feito. Antes de tomar qualquer coisa é preciso saber o diagnóstico, ou seja, saber o que está causando o inchaço e, a partir daí, começar um tratamento correto. Isso deve ser feito com o auxílio de um médico. Como existem muitas possibilidades para esse problema, o mais indicado como atendimento inicial é um Clínico Geral.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites