A Insuficiência Cardíaca, popularmente conhecida como coração fraco, é a doença em que o coração não consegue bombear sangue adequadamente para suprir as necessidades dos órgãos do nosso corpo, principalmente cérebro, rins, fígado e intestino. Isso acarreta uma série de problemas.

Existem vários sintomas relacionados à Insuficiência Cardíaca. Os principais deles são:

Além desses sintomas, a pessoa com Insuficiência Cardíaca também pode apresentar aumento do calibre da veia jugular popularmente conhecido como “veia do pescoço saltada”, palpitações, tosse seca ou com parte do catarro de cor rosada, dentre outros.

Para entender melhor essa diversidade tão grande de sintomas é preciso compreender um pouco de como funciona o coração e o seu papel fundamental na circulação sanguínea.

O coração tem a função de bombear o sangue para o resto do corpo. Ele tem dois lados: o direito e o esquerdo. No lado direito chega o sangue vindo de quase todas as partes do corpo. Assim que chega é bombeado para os pulmões para ser oxigenado. Depois de oxigenado nos pulmões o sangue volta para o lado esquerdo do coração, e esse mesmo lado bombeia esse sangue oxigenado para o resto do corpo.

Se o lado direito ou o lado esquerdo ou ambos estiverem fracos, não ocorre o bombeamento sanguíneo com a eficácia devida. Por isso o sangue que está chegando fica acumulado ou represado, ocasionando os sintomas mencionados. Para cada lado há alguns sintomas mais típicos que devem ser observados e descritos para o médico na consulta.

Se o lado direito está fraco, todo o sangue do corpo que está voltando para o coração fica com o fluxo mais lento, chamado na medicina de baixo fluxo sanguíneo. Como resultado esse sangue acumulado gera inchaço nas pernas, na barriga, e a dilatação das veias do pescoço.

Se o lado esquerdo está fraco há duas implicações importantes:

Entendido os sintomas, existem mais dois aspectos que merecem ser destacados.

O primeiro aspecto se refere às causas de Insuficiência Cardíaca e aos fatores de risco. Tudo o que agride o coração é uma causa potencial de Insuficiência Cardíaca. Os mais importantes são:

Uma pessoa que faça parte de um desses grupos deve conversar com o médico e verificar se o seu problema está devidamente controlado. No Brasil, é comum as pessoas só lembrarem do problema quando ele está agravado, o que no caso da Insuficiência Cardíaca pode atrasar o diagnóstico e o potencial tratamento.

O segundo aspecto é a importância dessa doença. No Brasil e no mundo a Insuficiência Cardíaca tem sido apontada como um importante problema de saúde pública e considerada uma nova epidemia. Estima-se que 26 milhões de pessoas vivam com Insuficiência Cardíaca atualmente ao redor do mundo.

Além de ser uma doença frequente com elevada morbidade, ou seja, que gera internações frequentes, afastamento do trabalho e piora importante da qualidade de vida, a Insuficiência Cardíaca tem elevadas taxas de mortalidade, superior a muitos tipos de cânceres. Estima-se que um a cada cinco pacientes portador de Insuficiência Cardíaca morrerá dentro de um ano.

Por tudo isso, se uma pessoa tiver os sintomas mencionadas ou pertencer a algum dos grupos de risco, ela deve procurar um médico, de preferência um Cardiologista. Se os sintomas forem muito importantes ou começarem de maneira aguda e repentina, deve-se procurar um Pronto Socorro.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!