Saúde Geral

Neuropatia Periférica

Neuropatia periférica ou dor nos nervos, como o próprio nome diz é um problema nos nervos periféricos que acomete o final das terminações nervosas, localizadas nas mãos e pés. Esse problema é muito mais comum do que as pessoas imaginam. Estima-se que cerca de 2% da população em geral têm esse problema. Se considerarmos somente os idosos e diabéticos esse número chega até 30%.

A primeira informação que se deve saber é quando se deve suspeitar de Neuropatia Periférica, e quais são os principais sintomas. Mas antes de explicar os sintomas, é preciso entender um pouco sobre o que são os nervos periféricos.

Os nervos periféricos são responsáveis por conduzir as informações nervosas de sensibilidade do corpo para a medula espinhal e cérebro e, no sentido contrário, por encaminhar as informações do cérebro e medula espinhal ao restante do corpo. Na presença de um problema, essa comunicação fica prejudicada e aí surgem os sintomas.

Três desses sintomas merecem ser destacados:

  • 1. Formigamento: esse é o principal sintoma da neuropatia periférica;
  • 2. Sensação de adormecimento: é comum as pessoas falarem que estão sentindo as mãos e pés mais frios e muitas vezes como se estivessem anestesiados;
  • 3. Dor que pode ser em queimação, em choque e até mesmo em pontadas lancinantes de forte intensidade.

Como mencionado, nas fases iniciais essas queixas normalmente ocorrem nas extremidades, ou seja, nas mãos e nos pés, e com frequência pioram à noite. É importante observar que acordar eventualmente com formigamento na mão ou no braço é, provavelmente, um problema de postura ou posição como, por exemplo, dormir profundamente sobre o braço, mas não é Neuropatia Periférica.

Deve-se suspeitar de algum problema nos nervos se ocorrer com frequência alguma dessas queixas: acordar à noite com as mãos e pés formigando intensamente, tendo a sensação que estão dormentes, precisando mexer a mão ou então precisando colocar várias meias no pé para esquentar ou mesmo para aliviar uma dor.

Se isso estiver acontecendo deve-se procurar o médico o quanto antes para identificar a causa e iniciar o tratamento. Se nada for feito ou se o tratamento não estiver adequado o problema tende a evoluir e os sintomas começam a progredir. Três dos principais sintomas são:

  1. Piora da sensibilidade: A sensibilidade das mãos e pés tende a piorar. Na prática as pessoas notam que não conseguem mais distinguir diferentes objetos pelo tato das mãos, que deixam de ser capazes de diferenciar um piso frio de um quente quando estão descalças, ou ainda que nem percebem quando pisam em algo que machuque seus pés.

Existem diversas causas de Neuropatia Periférica. Oito delas merecem destaque:

  1. Diabetes: essa é a principal causa de neuropatia periférica, especialmente no Brasil onde apenas uma em cada quatro pessoas com essa doença tratam corretamente;
  2. Etilismo;
  3. Dieta pobre em vitaminas, especialmente em vitamina B: Uma das principais fontes de vitamina B12 são carnes, peixes e ovos. Sem comer esse tipo de alimento, os veganos estão mais sujeitos a esse tipo de deficiência e, consequentemente, de ter neuropatia periférica.
  4. Doenças auto imunes como lúpus e artrite reumatoide;
  5. Medicamentos como quimioterápicos, imunoterápicos e até mesmo antibióticos;
  6. Doenças infecciosas como hanseníase, HIV e hepatite;
  7. Problemas de exercício de repetição como a síndrome do túnel do carpo;
  8. Problemas metabólicos como insuficiências renal e hepática, e problemas na tireoide.

Portanto, a neuropatia periférica é um problema comum que pode afetar de forma significativa a qualidade de vida. Mas é um problema que tem tratamento.

Se esses sintomas estiverem presentes deve-se procurar um médico e, nos casos mais graves, procurar um Neurologista, que é o médico especialista na área dos nervos periféricos.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo