Alguns dos órgãos do sistema digestivo como Esôfago, Estomago, Intestino Delgado e Intestino Grosso podem ser comparados a uma tubulação. A parede desses tubos são formados basicamente por duas camadas. A parte interna, chamada de mucosa, e a parte externa, chamada de muscular. Essa parte muscular não é contínua. Existe espaço entre uma fibra e outra, se assemelhando a uma trama. Por esse espaço pode escapar e se exteriorizar um seguimento de mucosa formando uma bolsinha. Essa bolsinha chamamos de divertículo. Uma analogia muito boa para os divertículos são as bolas de futebol antigas de capotão. Essas bolas tem a câmara que seria a mucosa e o capotão seria a camada muscular. Com o uso, o capotão rasgava e a câmara começava a escapar para fora. Isso seria um divertículo da bola!
Em qualquer parte dessa tubulação pode haver um divertículo. Sua presença tem relação direta com a idade. Quanto maior a idade, maior a chance de ter divertículos. A presença de divertículos é bastante frequente. Estima-se que aos 50 anos, 50% das pessoas tem divertículos. Aos 80 anos esse número sobe para 65%.
Ter divertículos não é um problema. Passa a ser um problema se uma ou mais das bolsas ficam inflamadas ou infectadas. Isso ocorre quando, por algum motivo, essas bolsas ficam obstruídas ou por pequenos pedaços de fezes endurecidas que são chamadas de fecalitos ou mesmo alimentos. A inflamação dos divertículos é a diverticulite.
Na presença de dor de barriga em paciente com mais de 40 anos deve se suspeitar de diverticulite. Quanto maior a idade, maior o risco. Após algumas horas, a dor vai ficar concentrada na parte esquerda do abdome. Essa localização é uma informação muito importante e que tem forte associação com diverticulite. Junto com a dor pode aparecer febre baixa, enjoo e vômitos.
Outros sintomas podem estar presentes e sugerem complicações da diverticulite. São eles:
É importante saber que a diverticulite apresenta essas complicações em 25% das vezes, ou seja, 1 em cada 4 pessoas. Por esse motivo, na presença de dor de barriga tendo mais de 40-50 anos, com as características descritas anteriormente, é necessária a procura de um Pronto Socorro.
Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!
Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.