Saúde Geral

Sangue nas fezes

A existência de sangue nas fezes é sinal de sangramento em algum lugar do trato digestivo: na boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou ânus. Todos esses órgãos são muito vascularizados e qualquer ferida pode causar sangramento.

Dois fatores importantes a serem observados para quem está com sangue nas fezes são: como está sendo o sangramento e a quantidade de sangue que está sendo perdido.

Existem três situações de perda de sangue nas fezes:

  1. Sangramento de pequeno volume, que é percebido somente no papel higiênico. Geralmente está relacionado a um problema na região do ânus como hemorroida ou fissura. Nessa situação deve-se prestar a atenção em outros dois sintomas que são importantes de serem mencionados ao médico: se tem constipação ou intestino preso, e se tem dor para evacuar;
  2. Sangramento de volume moderado, que podem ser divididos em duas situações:
  • Sangramento vermelho vivo, percebido na privada ao evacuar;
  • Coloração das fezes enegrecidas, muito fétidas, que sugerem que o sangue é de origem do estômago ou do esôfago, e que está passando pelo trato digestivo, sendo digerido. O sangue digerido fica preto e com odor muito forte, e isso é facilmente percebido por essa alteração na coloração das fezes.

3. Grande sangramento, em coágulos ou sangue que não para de escorrer.

Além do sangue nas fezes, outras características que devem ser observadas e informadas ao médico são:

  • Perda de peso, ou seja, emagrecimento sem fazer dieta;
  • Alteração na frequência em evacuar, e se está tendo diarreia;
  • Existência de muco, catarro, ou pus nas fezes;
  • Utilização de medicação anti-inflamatória: esses medicamentos podem causar úlcera no intestino e acarretar sangramento no estômago;
  • Existência de casos de câncer na família;
  • Idade: pessoas com mais de 50 anos estão no grupo de risco para se ter câncer de intestino, o que é uma causa muito comum de sangramento;
  • Palidez, desânimo para realizar tarefas, o que pode ser um sinal de anemia.

Se algum desses sintomas for detectado, o melhor a fazer é procurar um cirurgião do aparelho digestivo, principalmente se tiver mais de 50 anos, uma vez que a incidência de cânceres aumenta.

Deve-se procurar o Pronto Socorro, de preferência com acompanhante, se os seguintes sinais de alerta estiverem presentes:

  • Existência de muito sangue nas fezes, em que a privada está com muito sangue e coágulos;
  • Sangramentos que não param;
  • Perda grande de sangue nas fezes com fraqueza e sensação de desmaio.

Esses casos requerem urgência, uma vez que pode-se estar correndo risco de vida.

Sangue nas fezes é muito comum e por isso merecem a atenção. Uma pessoa com esse problema deve procurar um Cirurgião do Aparelho Digestivo ou um Coloproctologista.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Dr. Arceu Scanavini Neto

CRM: 100657. Cirurgião de aparelho digestivo Graduação Faculdade de Medicina da USP Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo Faculdade de Medicina da USP Mestrado – FMUSP Site: http://www.ajgama.com.br/o-instituto/historia/ Telefone: (11) 3887.1757

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo