Sinusite ou Rinossinusite é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais. Esses seios são cavidades existentes nos ossos da nossa face, que são preenchidos por ar, e que podem inflamar por diferentes causas, como infecção por bactéria, vírus, ou alergia, causando a Sinusite.

Estima-se que os adultos apresentem de 2 a 5 episódios de infecções virais por ano, e crianças em idade escolar de 7 a 10 episódios. Aproximadamente 12% das pessoas apresentam quadro de rinossinusite aguda, que são aquelas com menos de três meses de duração.

Os sintomas da rinossinusite aguda são:

Além disso, a sinusite também pode ser causa de entupimento do ouvido, mau hálito, dores de cabeça e cansaço pelo corpo. É importante destacar também que a rinossinusite aguda pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais comum nos meses de inverno, em cidades poluídas e em locais com grandes variações climáticas.

Na maioria das vezes a causa é viral, iniciando o quadro com uma gripe ou um resfriado comum, e o quadro se arrasta por até 10 dias. Somente de 0,5 a 2% desses casos evoluem para rinossinusite bacteriana, que é o quadro mais grave. Alguns sintomas que sugerem a sinusite bacteriana são:

Na presença desses sintomas é recomendado procurar o Otorrinolaringologista o quanto antes. No caso da Sinusite Crônica, alguns sintomas são semelhantes aos da Sinusite Aguda como nariz entupido, secreção nasal, dor facial e alterações no olfato. A diferença é que são persistentes e têm duração superior a três meses. A causa ainda não é conhecida, várias teorias tentam explicar essa inflamação crônica, como comunidades de bactérias, fungos, predisposição genética, dentre outras. Muitas vezes são necessários exames complementares para melhor entendimento do problema.

A sinusite crônica também é um problema comum. Na cidade de São Paulo, por exemplo, estima-se que 5,5% das pessoas apresentem sinusite crônica.

Tanto a sinusite aguda quanto a crônica podem ter forte impacto no sono, na produtividade escolar, no trabalho e na qualidade de vida. Elas têm tratamento e por este motivo se alguns dos sintomas mencionados estiverem presentes deve-se procurar o médico. No caso da sinusite o médico mais indicado é o Otorrinolaringologista.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!