Verminose e parasitose

No Brasil qualquer um pode ter vermes. Existe uma crença de que apenas pessoas pobres e que moram em regiões sem estrutura têm vermes, mas isso não é verdade. É correto dizer que algumas verminoses são mais comuns nesses ambientes mas isso não significa que o restante da população não pode ter essas doenças.

Para entender sobre os sintomas dessas doenças é preciso conhecer um pouco sobre o que são os vermes e como se pode pegar essas doenças.

Os vermes são parasitas que infectam o trato digestivo podendo causar diversas doenças, que são chamadas de verminoses. Existem vários grupos de parasitas ou vermes. Dentre eles pode-se destacar dois grupos:

  1. Protozoários, como as Amebas ou a Giardia;
  2. Helmintos, como a Tênia, Lombriga, Ancilostoma, Oxiúros, e o Esquistossoma Mansoni

Esses parasitas habitam os intestinos das pessoas contaminadas e, na maioria das vezes, são eliminados nas fezes. Se essas fezes não forem tratadas adequadamente, que é o que acontece nas áreas com saneamento básico ruim, elas podem contaminar o solo, a água e os alimentos ao redor.

A forma mais comum de contaminação é a ingestão do ovo ou do próprio verme, pela água contaminada ou por alimentos contaminados com a água ou o solo.

Além dessa forma existem outras formas menos comuns, como da larva do verme entrar pela pele, como no caso do Ancilostoma (doença popularmente conhecida por Amarelão) ou do Esquistossoma.

Se uma pessoa estiver em ambientes com saneamento básico ruim, ou comer alimentos mal lavados ou carnes cruas, ela pode estar no grupo de risco para ter verme.

Existem diversos sintomas relacionados às verminoses. Nos casos mais leves, a pessoa pode não sentir nada ou sentir apenas um desconforto, dor em cólica na barriga, e de vez em quando uma diarreia eventual.

Os casos mais graves ocorrem principalmente em duas situações:

  • Pessoas com a imunidade reduzida (pessoas com HIV ou em tratamento de algum câncer), e em pacientes desnutridos;
  • Pessoas com uma alta carga parasitária, ou seja, com muitos vermes de uma vez.

Nesses casos os sintomas podem ser perda de peso, diarreia profusa (abundante) e muitas vezes com sangue, e desidratação. Esse é um quadro grave e deve-se procurar um Pronto Socorro para uma melhor avaliação.

Além disso, existem outros aspectos que devem ser observados:

  • Coceira no ânus: Isso pode sugerir a presença de Oxiúros, que é um verme que deposita os ovos no ânus, especialmente à noite e por isso causa a coceira. É muito comum em crianças.
  • Ingestão de carne crua: Comer carne crua, em particular carne de vaca ou de porco, aumenta o risco de contrair um parasita, especialmente a tênia.
  • Problemas no fígado, barriga d’água, ou nadar em lagoas com caramujos: Isso pode sugerir esquistossomose.
  • Palidez e anemia: As verminoses são uma importante causa de emagrecimento e anemia. No caso das crianças nem sempre é fácil ver essa palidez. A queixa que deve levantar essa suspeita é a falta de energia.

Entendido os sintomas, existem mais dois aspectos que merecem atenção:

  1. As verminoses são mais comuns do que as pessoas imaginam. No Brasil, estima-se que 8% das crianças que frequentam escolas e creches tenham algum verme.
  2. As melhores maneiras para se prevenir contra os vermes são:
  • A lavagem de mãos após usar o banheiro e antes de cozinhar algum alimento, ou antes de sentar e comer;
  • Lavagem cuidadosa de alimentos que comemos crus (como frutas com casca, verduras e legumes da salada). Essa lavagem deve ser feita com água corrente e potável;
  • Cuidado com a água: Fontes de água não tratada como água de poço, lagoas e rios podem ocasionar verdadeiros surtos de parasitoses. Se a fonte da água não for confiável procure usar água mineral embalada.

Seguindo essas orientações a chance de se ter uma verminose diminui muito.

Um outro ponto a ser lembrado é que que os animais domésticos  (cachorro e gatos) são hospedeiros de alguns desses parasitas, e normalmente não desenvolvem nenhum sintoma. Portanto, não é adequado deixar os animais lamberem nossas mãos ou bocas.

Se uma pessoa apresentar algum dos sintomas mencionados, ou mesmo ficar exposto às possibilidades de pegar uma verminose, deve procurar um médico, que no caso deve ser um clínico geral, gastroenterologista ou infectologista.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Inscreva-se em nosso canal. 

Postamos vídeos novos todas as quartas às 11h!

Fique conectado

Acesse nosso facebook.

Fale conosco por e-mail:

Receba as novidades do Dr. Ajuda direto no seu e-mail!



Copyright – All rights reserved – Estes vídeos não dispensam uma consulta médica.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites