Saúde Geral

Asma

Asma: Sintomas e Fatores Desencadeantes

A asma é uma doença que decorre de uma inflamação dos brônquios, causada na maioria das vezes por uma alergia. Esse processo leva à uma diminuição do tamanho dos brônquios, dificultando a passagem do ar e causando os sintomas.

O principal sintoma de asma é a falta de ar, que pode ocorrer tanto no repouso como na realização de atividade física. Mas chiado no peito, a tosse seca ou com catarro são também sintomas dessa doença. Nem todo asmático tem todos esses sintomas Às vezes só tem um, como, por exemplo, a tosse.

Um outro ponto que é importante destacar é que a gravidade da crise de asma varia de pessoa para pessoa. Pode variar desde um desconforto, uma pressão no peito, uma sensação leve de cansaço, até uma falta de ar intensa, tosse, muitas vezes com secreção, despertar ou acordar com sintomas respiratórios, e dificuldade na realização de atividades do dia a dia.

Deve-se ficar atento aos sinais de gravidade, que na medicina chamamos de sinais de alerta:

  • crises com muita frequência, especialmente mais de duas vezes por semana. Mesmo sendo crises leves, isso significa que a asma não está controlada e deve-se procurar o médico ou um serviço de emergência para o ajuste do tratamento.
  • crise asmática que não melhora apesar do uso do medicamento apropriado ou dificuldade para falar, andar ou comer. Isso é uma emergência médica e deve-se procurar imediatamente o Pronto Socorro;

O que desencadeia a crise de asma?

Os principais fatores são a mudança de estação, principalmente a chegada de estações frias como outono e inverno, infecções ou viroses respiratórias, poeira, mofo, ácaros, produtos com cheiros fortes como perfumes e produtos de limpeza, dentre outros. O mais importante é saber que os fatores que desencadeiam a crise variam de pessoa para pessoa. Por este motivo é preciso ficar atento a tudo que possa estar relacionado às crises asmáticas, e evitar ficar exposto a estes desencadeantes.

A asma atinge 15 a 20% da população brasileira. Em geral aparece durante a infância, melhorando durante a adolescência. Em metade dos casos volta a se manifestar na idade adulta. Aproximadamente 30 milhões de brasileiros têm essa doença, sendo 23 milhões de crianças e 7 milhões de adultos. O Brasil é o oitavo país com mais asmáticos no mundo. 

Em muitos países as mortes por asma já são coisa do passado, por ser facilmente controlável, mas no Brasil 9 em cada 10 asmáticos não tratam a doença da maneira correta, e a consequência disso é alarmante: No Brasil a asma mata, em média, 7 pessoas por dia.

Por este motivo, na suspeita de asma é preciso prestar atenção nos sintomas e procurar um Pneumologista.

No entanto, a asma não é um obstáculo para se atingir os objetivos. Com tratamento adequado os asmáticos chegam ao topo, mesmo nos esportes mais competitivos. Cerca de 5% dos atletas olímpicos tem asma, e os atletas asmáticos ganharam 15% das medalhas nas últimas olimpíadas.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Dr. Frederico Fernandes

Pneumologista CRM: 97404

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo