Saúde Geral

Azia e má digestão: aprenda a identificar

É muito comum as pessoas se queixarem de dores de barriga e ficarem na dúvida com relação às características dessa dor. É importante prestar atenção nos sintomas, pois essa dor pode estar relacionada à azia e queimação.

A azia propriamente dita é uma dor em queimação ou uma pressão na região central superior do abdômen, conhecida popularmente como “boca do estômago”.

Sintomas da azia

Essa dor, com muita frequência, está acompanhada de outros sintomas, tais como:

  • Sensação de Plenitude: ocorre quando se come algo e mesmo depois de muito tempo se tem a sensação de que o alimento continua no estômago.
  • Sensação de Saciedade: ocorre quando se come relativamente pouco, mas se tem a sensação que se comeu muito como se estivesse “Estufado, ou seja, a sensação de se estar “cheio”, desproporcionalmente à quantidade de alimento consumido.
  • Náuseas e vômitos.

Quando esses sintomas aparecerem em conjunto, se tem o que é chamado de dispepsia. Se uma pessoa apresenta esses sintomas, é importante saber a causa do problema.

Existem vários problemas que podem causar dispepsia e, portanto, ser a origem da azia e queimação. Os mais importantes são: Gastrite, Úlceras do esôfago, mas mais frequentes do estômago e do duodeno, que é a primeira parte do intestino, Doença do Refluxo Gastroesofágico e Câncer de Estômago.

Algumas informações podem ajudar muito a diferenciar uma doença da outra. Algumas podem ser destacadas:

Localização da queimação

Nos casos de gastrite, úlceras e mesmo câncer de estômago a dor fica localizada na região central do abdômen. Já nos casos de refluxo gastroesofágico essa queimação pode começar nessa região central, mas sobe para o tórax, principalmente depois de comer muito. Em geral as pessoas se referem a esse sintoma do refluxo como uma “bola” que sobe e desce, uma regurgitação dos alimentos, ou ainda um gosto amargo na boca e mau hálito

Surgimento de rouquidão ou sensação de pigarro na garganta

Deve-se observar se além da queimação aparecem sintomas de rouquidão, tosse seca, pigarros na garganta, e até mesmo dores de garganta frequentes, porque esses sintomas estão relacionados à doença do refluxo gastroesofágico.

Momentos que surge a dor em queimação, se piora ou melhora quando está em jejum

As úlceras têm quadro clínico semelhante ao da gastrite: queimação, náuseas, e sensação de má digestão. Porém uma informação que ajuda a diferenciar uma da outra, é que a dor da úlcera muitas vezes é bem mais intensa e tende a piorar quando se fica sem comer por muito tempo, isto é, em jejum prolongado. Já a gastrite tende a piorar quando se come. No caso de refluxo, essa sensação de queimação é pior ao acordar pela manhã ou quando se deita.

Perda de peso e sensação de que se está mais cansado que o normal

Em quadros mais graves de úlcera, a fraqueza pode ocorrer, além de fezes com sangue ou enegrecidas, e até mesmo vômitos com sangue.

Outro ponto importante é se essa dor em queimação vem piorando rapidamente nos últimos tempos e se está emagrecendo mesmo não querendo, mesmo sem fazer regime. É importante prestar atenção neste ponto porque pode estar relacionado a Câncer de estômago. Alguns outros sintomas comuns desse problema são:

  • vômitos persistentes, com ou sem sangue,
  • dificuldade para se alimentar ou engolir
  • cansaço e fraqueza
  • sangue nas fezes ou fezes escuras (cor de café)

Se esses sintomas estiverem presentes é preciso procurar o médico o quanto antes. Mas se tiver esses sintomas de dispepsia “E” sangue nas fezes ou nos vômitos, isso é um sinal de gravidade que na medicina chamamos de sinal de alerta! Nesse caso deve-se procurar imediatamente o Pronto Socorro.

Além dessas informações é muito importante relatar ao médico alguns fatores que podem levar a maiores riscos e estarem relacionados a essa queimação, dentre eles:

  • Ingestão de alimentos mal cozidos ou mal lavados e que podem estar contaminados com Helicobacter. Pylori, uma bactéria responsável por grande parte desses problemas citados. Aproximadamente 50% da população mundial possui a bactéria H. Pylori, e no Brasil alguns trabalhos mencionam que essa prevalência é de quase 70%.
  • Uso excessivo de álcool
  • Uso de medicamentos principalmente os anti-inflamatórios. O uso abusivo de anti-inflamatórios pode não só piorar os sintomas de gastrite e refluxo, como pode ser a causa de aparecimento de úlceras.
  • Cigarro
  • Dieta rica em sal e alimentos industrializados
  • Estresse
  • Existência de alguém na família que já teve Câncer de Estômago ou Esôfago

Estima-se que 15% a 40% da população adulta é afetada por sintomas relacionados ao estômago anualmente. A incidência de refluxo no Brasil é de 12%, o que corresponde a cerca de 20 milhões de pessoas.

Portanto, a azia e queimação podem estar relacionadas a diferentes doenças. Cada uma com gravidade e tratamentos específicos. Por isso é preciso prestar atenção nos sintomas e procurar um médico. O mais indicado para esse caso é o Gastroenterologista ou um Cirurgião do Aparelho Digestivo.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Dra. Aline Alves

Cirurgiã do aparelho digestivo. CRM: 144320

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo