DESCUBRA O QUE PODE SER SUA DOR NA MÃO

A mão é uma estrutura complexa, formada por ossos, cartilagem, ligamentos, músculos, tendões e muitos nervos. Não é à toa que é uma região muito sensível. Ela é a principal região de percepção do tato.
Um problema em qualquer uma das estruturas mencionadas pode causar dor. Pode-se dividir os problemas da mão em dois grupos: aqueles em que há um histórico de traumatismo ou batida na mão (dores traumáticas), e aqueles em que não há histórico de trauma (dores não traumáticas).
A mão é uma estrutura complexa, formada por ossos, cartilagem, ligamentos, músculos, tendões e muitos nervos.

DOR NÃO TRAUMÁTICA

No caso das dores não traumáticas, a primeira informação que se deve ter é o local da dor. Nem sempre é fácil identificar com clareza o local da dor, mas isso é importante para o diagnóstico correto.
Existem algumas causas para a dor no polegar. A dor localizada na base do polegar, muitas vezes relacionada ao uso excessivo de videogames ou do smartphone pelos pacientes mais jovens, pode estar relacionada a uma tenossinovite, que também é chamada de Doença de De Quervain.
Doença de De Quervain
Existe um outro problema que acomete os dedos, chamado Dedo em Gatilho, provocado pelo espessamento do tendão. Ele acarreta, além da dor, um bloqueio dos movimentos, que com o tempo torna mais difícil a movimentação dos dedos.
Dedo em Gatilho
Se, além de dor, existir também formigamento na ponta dos dedos, isso pode estar relacionado a um problema chamado Síndrome do Túnel do Carpo. Muitas vezes existe também uma perda de força. É mais comum em mulheres e piora no período noturno.
Síndrome do Túnel do Carpo

Existem várias outras causas para dor nos dedos, mas duas delas devem ser destacadas:

  1. Se uma pessoa estiver com os dedos mais rígidos, eventualmente até entortando, provavelmente trata-se de um doença chamada Osteoartrite ou Artrose. Esta é uma doença degenerativa na articulação, normalmente acometendo idosos, que acarreta dor, limitação de movimentos e, com o passar do tempo, deformidade. As articulações mais acometidas são aquelas próximas da ponta dos dedos e na base do polegar. Isso leva à dor, alteração dos movimentos e perda da função.
     Osteoartrite ou Artrose  Osteoartrite ou Artrose
  2. Não se deve confundir Osteoartrite ou Artrose com Artrite Reumatoide. Essa é a segunda doença a ser destacada que pode causar dor nos dedos da mão. A artrite reumatoide, popularmente chamada de Reumatismo na Mão, é uma doença autoimune. Isso significa que seu sistema imunológico ataca, por engano, as articulações. A consequência desse ataque é uma inflamação. Provoca dor, inchaço na articulação, e uma rigidez, que é pior pela manhã ou quando se fica muito tempo sem movimentar a mão. O local da dor é diferente da artrose. Na artrite reumatoide pode doer tanto as articulações dos dedos como o punho.
    Dores no punho, ou popularmente chamado de pulso, também são muito comuns. Se existir alguma bolinha dolorosa localizada nos punhos, se estiver crescendo e se movimenta de acordo com a movimentação da mão, provavelmente são os chamados Cistos Sinoviais. Normalmente provocam dor se estiverem localizados próximos a algum nervo, levando à compressão.
    Artrite Reumatoide Cistos Sinoviais

Mas a causa mais frequente de dores no punho são as Tendinites ou Tenossinovites. Em grande parte das vezes, mas não necessariamente, as tendinites estão associadas a esforços repetitivos. Quando se faz os mesmos movimentos várias vezes por dia, durante muito tempo, pode-se desenvolver uma inflamação no tendão dos músculos, chamada de tendinite. Esse é um problema comum em pessoas que digitam o dia inteiro no computador, costureiras, músicos ou torneiros mecânico. Pode doer o punho, mas também outras partes da mão ou até mesmo o antebraço, dependendo do esforço que está sendo realizado. Nem sempre a tendinite é causada por esforço repetitivo. Outros fatores, como má postura ou falta de alongamento muscular, também podem causar tendinite.
Tendinites ou Tenossinovites

DOR TRAUMÁTICA

Se uma pessoa sofrer algum trauma na mão, como por exemplo uma torção no punho, ou uma queda com a mão espalmada, é preciso prestar atenção nos sinais de gravidade, ou sinais de alerta. Se a mão estiver muito inchada, com alguma deformidade, ou se a dor estiver localizada em algum ponto especifico, esses sinais indicam que pode ter ocorrido uma fratura ou luxação, e deve-se procurar o Pronto Socorro.
Se uma pessoa estiver com dor na mão, é preciso prestar atenção nos sintomas mencionados e procurar um médico Ortopedista especialista em mãos
Se uma pessoa estiver com dor na mão, é preciso prestar atenção nos sintomas mencionados e procurar um médico Ortopedista especialista em mãos. Normalmente quanto mais precoce é o diagnóstico e o tratamento, melhores são os resultados.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites