O QUE CAUSA ANEMIA?

Os sintomas de anemia são variados e dependem da gravidade do caso, mas em geral uma pessoa com anemia pode sentir fraqueza, sensação de estar sempre cansado, sonolência, indisposição para as tarefas do dia-a-dia, e pode estar mais pálido que o habitual.
Essa palidez pode ser vista na pele e também pelas mucosas da gengiva e das pálpebras, ao puxar a pálpebra para baixo. Nos casos normais a mucosa é bem vermelha, enquanto nos casos de anemia a cor fica mais esbranquiçada.
Outros sintomas comuns são tonturas, dor de cabeça, dentre outros.

Os sintomas de anemia são variados e dependem da gravidade do caso, mas em geral uma pessoa com anemia pode sentir fraqueza, sensação de estar sempre cansado, sonolência, indisposição para as tarefas do dia-a-dia, e pode estar mais pálido que o habitual.  Essa palidez pode ser vista na pele e também pelas mucosas da gengiva e das pálpebras, ao puxar a pálpebra para baixo. Nos casos normais a mucosa é bem vermelha, enquanto nos casos de anemia a cor fica mais esbranquiçada.  Outros sintomas comuns são tonturas, dor de cabeça, dentre outros.

No caso de a suspeita de anemia ser em uma criança, além desses sintomas deve-se ficar atento ainda a outras queixas, como falta de apetite, dificuldade de aprendizagem e muita apatia.

No caso de a suspeita de anemia ser em uma criança, além desses sintomas deve-se ficar atento ainda a outras queixas, como falta de apetite, dificuldade de aprendizagem e muita apatia.
Diante da suspeita de anemia deve-se procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico, ou seja, confirmar com exames a suspeita de anemia, entender qual a causa da anemia e, por fim, iniciar o tratamento especifico para o caso.

 

 

A hemoglobina é a proteína que transporta oxigênio para os tecidos do corpo e está quase que totalmente no interior dos glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias.

A hemoglobina é a proteína que transporta oxigênio para os tecidos do corpo e está quase que totalmente no interior dos glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias.

Para entender sobre o diagnóstico e possíveis causas, é preciso saber o que é a anemia. Anemia é o nome dado para a redução dos níveis de hemoglobina do sangue. A hemoglobina é a proteína que transporta oxigênio para os tecidos do corpo e está quase que totalmente no interior dos glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias.

 

 

Esse diagnóstico é feito através do exame de sangue chamado hemograma. Se a taxa de hemoglobina estiver abaixo do normal dizemos que a pessoa tem anemia.Esse diagnóstico é feito através do exame de sangue chamado hemograma. Se a taxa de hemoglobina estiver abaixo do normal dizemos que a pessoa tem anemia.Esse diagnóstico é feito através do exame de sangue chamado hemograma. Se a taxa de hemoglobina estiver abaixo do normal dizemos que a pessoa tem anemia. Para se ter uma ideia, em homens adultos o valor de referência é 13, em mulheres é 12 e em crianças até 5 anos é 11. Estima-se que no mundo há mais de 2 bilhões de pessoas com anemia, o que equivale a cerca de 33% da população.
Uma vez feito o diagnóstico, é preciso entender a causa do problema.

Para isso, algumas informações podem ajudar:

Alimentação

A deficiência de Ferro é a principal causa de anemia, a chamada anemia ferropriva. Ela pode ocorrer em quem não está comendo carne (principalmente carne vermelha), ou feijão, espinafre, que são alimentos ricos em ferro, mas pode surgir também em pessoas que estejam perdendo sangue, mesmo com alimentação adequada. Outra deficiência nutricional que também pode causar anemia é a falta de vitamina B12, que é encontrada apenas em alimentos de origem animal, incluindo carne, ovos e leite.
AlimentaçãoAlimentação

Doenças crônicas

Doenças crônicas como HIV/AIDS, insuficiência dos rins, doenças inflamatórias, dentre outras, podem interferir na produção de glóbulos vermelhos e, por isso, ser a causa da anemia. O câncer também pode ter o mesmo efeito e, em geral, estará associado a um quadro de perda de peso mesmo sem dieta. Se uma pessoa está pálida e emagrecendo mesmo comendo o que sempre comia, ela deve ser investigada por um médico.
Doenças crônicas Doenças crônicas

Perda de muito sangue

Uma das causas da anemia é uma maior perda de sangue do que a capacidade do organismo de produzir. Esse problema é especialmente importante para algumas mulheres com menstruarão acima do normal, mas pode ser a causa em outras pessoas também. Por isso é importante reparar se não está tendo sangue nas fezes, que pode ser sangue vivo ou um sangue digerido que chamamos de melena (cor preto e bem fétido), sangue na urina, sangramento vaginal para as mulheres, ou qualquer outro possível.
Perda de muito sangue Perda de muito sangue Perda de muito sangue

Problemas genéticos

Se uma pessoa possui familiares com anemia, o risco desta pessoa ter anemia aumenta, especialmente por alguns problemas genéticos como Talassemia e anemia falciforme.

Em crianças, dependendo do local onde mora e das condições de saneamento básico, é importante avaliar a possibilidade de vermes.

Em crianças, dependendo do local onde mora e das condições de saneamento básico, é importante avaliar a possibilidade de vermes.
Existem muitas outras causas de anemia, como problemas na medula óssea (mielodisplasia, leucemias), exposição a agentes tóxicos, medicações, doenças autoimunes, doenças infecciosas como malária, esquistossomose, dentre outras.
Além disso, dois outros aspectos precisam ser destacados:
O primeiro deles são os sintomas que revelam gravidade do caso e que na medicina chamamos de sinais de alerta: dor no peito, falta de ar para realizar pequenos esforços, batimentos cardíacos muito acelerados, pressão muito baixa ou desmaio. Esses sintomas podem estar associados a uma anemia grave e por isso deve-se procurar o Pronto Socorro imediatamente.

Como citado anteriormente, existem várias doenças que podem ter como consequência a anemia. Por isso, não se deve tomar o remédio da vizinha, seguir dietas mirabolantes que são mostradas na Internet, ou começar a tomar suplementos vitamínicos sem recomendação médica. Essas práticas sem fundamento podem prejudicar ao invés de ajudar. O segundo aspecto trata-se de uma orientação, Como citado anteriormente, existem várias doenças que podem ter como consequência a anemia. Por isso, não se deve tomar o remédio da vizinha, seguir dietas mirabolantes que são mostradas na Internet, ou começar a tomar suplementos vitamínicos sem recomendação médica. Essas práticas sem fundamento podem prejudicar ao invés de ajudar. Uma pessoa pode, por exemplo, estar com anemia devido à uma doença mais grave como uma insuficiência renal, um quadro infeccioso ou até mesmo um câncer, e estar perdendo tempo tomando ferro em vez de se tratar adequadamente.
Se os sintomas descritos estiverem presentes, o recomendado é procurar um médico. No caso das anemias, o mais indicado é o Hematologista.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites