Dicas

O que causa o ganho de peso

Ganho de peso repentino

Antes de se abordar os problemas que podem estar relacionados com o ganho de peso, é preciso entender o mecanismo pelo qual uma pessoa ganha peso.
O dia todo estamos gastando energia. Para realizar os movimentos do dia a dia, como movimentar o braço, perna, pensar, falar, andar, respirar, enfim para nos mantermos vivos gastamos energia, que na linguagem médica é chamada de Caloria. Essa energia vem de um complexo processo envolvendo os alimentos que ingerimos. Diferentes alimentos podem fornecer diferentes graus de calorias. Existem alimentos mais calóricos ou menos calóricos.
Quando uma pessoa ingere mais calorias do que consome, ou seja, as calorias que são provenientes do alimentos que ela ingeriu são em maior quantidade do que a energia gasta no dia a dia, o resultado é um acúmulo de calorias em forma de gordura, ou seja, ganho de peso.

Se uma pessoa está engordando, ela deve reparar se está comendo mais do que antes, se está comendo mais alimentos calóricos do que antes, e se está gastando menos energia, ou seja, está fazendo menos exercício ou atividade física do que antes. Muitas vezes as pessoas percebem que estão comendo mais, mas não entendem a razão de estar com tanta fome. Realmente, existem alguns fatores que podem aumentar o apetite e isso deve se avaliado antes de ir ao médico.
Existe um grupo de pessoas ansiosas, que acabam comendo muito mais do que gostariam, exatamente devido à ansiedade. Para esse grupo, alguns sentimentos como raiva, tristeza, estresse, aborrecimentos do trabalho, podem ser compensados, muitas vezes inconscientemente, por um bom prato de comida ou um doce saboroso. Esse comportamento pode se agravar, chegando a uma situação onde a pessoa come grande quantidade em pouco tempo, de maneira impulsiva e incontrolável, e depois seguido de sentimentos de arrependimento e sensação de culpa. A isso dá-se o nome de Compulsão Alimentar.

Outros sintomas que podem indicar estado de ansiedade são dificuldade para dormir, estado de tensão constante com dificuldade para relaxar, problemas no estomago e no intestino, e medos exagerados. É fundamental prestar atenção nos sintomas e conversar com o médico sobre isso porque muitas vezes o tratamento do ganho de peso está relacionado ao tratamento da ansiedade.
Outros aspectos que também pode aumentar o apetite são:

  • Sono – a restrição do sono, dormir pouco, pode levar a alterações dos hormônios que regulam o apetite. O resultado é sentir mais fome e o ganho de peso.
  • Parar de fumar – pessoas que param de fumar costumam ganhar peso. Em parte isso é explicado pela abstinência da nicotina, que leva à redução do gasto energético e ao aumento do apetite.
  • Medicamentos – alguns medicamentos podem contribuir para o ganho de peso, ou alterando o metabolismo ou aumentando o apetite. Dentre essas medicações tem-se os corticoides e algumas medicações usadas para tratamento de transtornos neurológicos e psiquiátricos. É muito importante relatar ao médico o uso dessas medicações.

Se uma pessoa está ganhando peso e não está comendo mais do que antes, pode ser que ela esteja gastando menos energia. Algumas situações podem estar causando esse problema:

  • Idade: Na menopausa, a mulher passa por modificações hormonais que acarretam alteração na composição corporal, com acúmulo de gordura nas regiões centrais (barriga) e perda de massa muscular, o que no final altera o metabolismo, reduzindo seu gasto energético. Ou seja, a mulher na menopausa gasta menos energia que gastava antes. No caso dos homens, o ganho de peso costuma acontecer na transição da adolescência (onde geralmente ele pratica mais atividade física) para a fase adulta (quando este passa a ter uma vida mais sedentária).
  • Distúrbios hormonais: Apesar desta situação ser rara, o ganho de peso pode ser o sintoma de algum transtorno ou doença do sistema endócrino. A síndrome de Cushing, por exemplo, é uma doença rara onde se tem uma produção excessiva do hormônio cortisol, que leva ao acúmulo de gordura na região abdominal, tórax, pescoço e face.
    Um outro problema relacionado ao ganho de peso é o Hipotireoidismo. Neste caso, pode haver ganho de peso pela lentificação do metabolismo. Porém, esse aumento do peso consuma ser modesto. Raramente se terá ganhos expressivos de peso por conta da tireoide. Os sintomas do hipotireoidismo são: sonolência, cansaço, queda de cabelo, alteração na menstruação e alterações no humor. Na presença de qualquer um desses sintomas deve-se procurar um médico Endocrinologista.

Existem mais de 50 tipos de obesidade e é por isso que não existe a dieta perfeita que sirva para todo mundo. Cada pessoa terá um tratamento específico para ajudá-la no seu problema. Por isso é importante procurar o médico Endocrinologista.

Assista no vídeo a seguir a explicação de nosso especialista!

Rafael Pergher

CRM: 116112. Endocrinologista USP

Graduação: Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)
Residência em Clínica Médica: Hospital das Clinicas daFMUSP
Residência em Endocrinologia e Metabologia: Hospital das Clínicas da FMUSP
Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Site: http://www.abathon.com.br/


Telefone: (11) 2114.6080

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo